Topo

Akin Abaz

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

É melhor WhatsApp ou Zoom? Uso 6 apps diferentes para cada tipo de reunião

Reunião por videoconferência é uma ótima oportunidade de rever amigos ou colegas de trabalho que estão longe de você - Diva Plavalaguna/ Pexels
Reunião por videoconferência é uma ótima oportunidade de rever amigos ou colegas de trabalho que estão longe de você Imagem: Diva Plavalaguna/ Pexels

Colunista do UOL

18/09/2022 04h00

Se tem uma coisa que a pandemia de covid-19 nos mostrou é que é possível estar junto mesmo que de longe. E reforçou que a internet é uma ótima ferramenta quando se trata de matar a saudade de uma pessoa querida ou se reunir com os colegas de trabalho, por exemplo, não importando a distância física que separa as pessoas.

Atualmente, há uma variedade de aplicativos onde é possível realizar reuniões por vídeo. A grande maioria oferece versões pagas e gratuitas. Por isso, podem ser usados não só para questões profissionais quanto pessoais.

E antes de começar a utilizar o primeiro que aparecer na sua busca de pesquisa do Google, confira uma lista onde separei os apps que mais uso e decida qual se adequa melhor às suas necessidades.

Google Meet

Uma das opções que mais utilizo devido a sua praticidade é o Google Meet, o antigo Google Hangouts Meet. Ele está disponível para todos os usuários do G Suíte. Mesmo sendo direcionado para o ambiente corporativo, qualquer pessoa pode ter acesso a essa ferramenta, basta ter uma conta do Google.

Para usar esse recurso é supersimples, você não precisa baixar nada nem instalar aplicativos no seu computador/notebook, basta acessar qualquer navegador da sua preferência.

E para quem gosta de realizar videochamadas enquanto faz outras atividades, é possível baixar o aplicativo e utilizar o Meet no celular.

Além disso, é uma ótima opção para quem quer garantir uma boa qualidade de imagem, com mais nitidez do que outros da sua área.

Também oferece funcionalidades como compartilhamento de tela, visualização de galeria e salvar reuniões no Google Drive.

Possui versões pagas e gratuitas.

Para acessar, clique aqui.

Zoom

Apesar de gostar muito do Meet, a opção que mais tenho usado nos últimos seis meses é o Zoom.

Ele possui uma versão gratuita que permite videoconferência com até 100 participantes por 40 minutos de sessão. O modelo pago permite mil usuários ao mesmo tempo.

Uma ótima opção para quem quer realizar cursos online, workshops, ministrar aulas e conferências. Mas se você pretende fazer uso apenas de forma pessoal, utilize a opção gratuita, será o bastante para atender às suas necessidades de uso sem te deixar na mão.

Para acessar. clique aqui.

Skype

Um velho conhecido de muitas pessoas, o Skype é uma opção da Microsoft assim como o Teams (falarei mais dele adiante), que está voltando a ser utilizado com mais frequência.

A plataforma pode reunir até 50 pessoas e não possui limite de tempo, o que é ótimo para reuniões de trabalhos mais longas ou para conversar bastante com aquele amigo ou parente que você não vê há um bom tempo.

Apesar de ser antigo, engana-se quem acha que o Skype não oferece recursos interessantes. Assim como a maioria das ferramentas para realizar chamadas de vídeo, possui compartilhamento e gravação da tela, qualidade de imagem em HD em grupo de até 10 pessoas e legendas ao vivo.

Para acessar, clique aqui.

Slack

Por ser uma plataforma para centralizar operações profissionais, o Slack costuma ser utilizado por empresas, já que permite a criação de um ambiente virtual de trabalho, entre outras funções.

Esse espaço conta com soluções variadas, como histórico registrado de todas as conversas e integração com outros aplicativos como Office 365 ou Google Drive.

Para mim, o que mais diferencia o Slack dos outros é a possibilidade de criar setores para cada equipe de um negócio, além dos canais públicos. Em uma empresa de tecnologia, por exemplo, é possível criar um grupo para o time da assistência, do financeiro, das redes sociais, entre outros.

Para acessar, clique aqui.

Microsoft Teams

Disponível apenas para assinantes do Office 365, o Teams tem como principal vantagem a possibilidade da edição colaborativa dos documentos do Microsoft Word, Power Point, Excel e OneNote, o que pode contribuir para aumentar a interação de equipes em trabalho remoto ou híbrido.

Mas não para por aí, o Teams também permite se conectar com aplicativos externos como Trello e Evernote, o que facilita ainda mais o dia a dia dos negócios e de seus funcionários.

Para acessar, clique aqui.

WhatsApp

Para concluir essa lista, não poderia faltar um dos aplicativos mais utilizados pelos brasileiros: WhatsApp. Nele, só é permitido juntar até quatro pessoas para encontros remotos, ou seja, é ideal para questões mais pessoais como ver a família e os amigos, ou então em ambientes não tão formais para se reunir de forma mais restrita.

Para acessar, clique aqui.