Topo

Akin Abaz

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

4 apps e sites que oferecem hospedagem gratuita para quem quer viajar

Visita hóspedes mulheres negras viagem viajantes - Getty Images
Visita hóspedes mulheres negras viagem viajantes Imagem: Getty Images

Colunista do UOL*

24/07/2022 04h00

Se tem uma coisa que gosto de fazer é viajar, seja para descobrir um novo lugar dentro do meu próprio estado, para me aventurar em destinos vizinhos ou em outro país. Faço o tipo de viajante que se adapta bem ao local e ao estilo da viagem, do acampamento ao hotel. Quem é meu amigo sabe que eu topo tudo!

Mas, infelizmente, como tantos outros serviços e produtos, as viagens acompanharam a inflação e a escalada dos preços dos combustíveis. Agora estão bem mais caras. Por esse motivo, toda ajuda é bem-vinda na hora de reduzir gastos, não é mesmo? Pensando nisso, que tal conhecer aplicativos e sites de hospedagens onde é possível se acomodar sem pagar nada?

Caso você esteja se perguntando como esses modelos funcionam, isso pode ocorrer de diferentes formas. Ao invés de pagar diária ou outras tarifas, o hóspede pode ensinar uma habilidade que seja do interesse do anfitrião, manter o local limpo e organizado ou oferecer a sua própria casa em troca.

Confesso que depois que descobri essas opções, já estou pensando qual será a escolhida na próxima aventura.

Couchsurfing

Bastante utilizado entre mochileiros, o Couchsurfing tem a proposta de oferecer hospedagens gratuitas em diversos locais. Em operação desde 2004, a plataforma conta com moradores de mais de 200 mil cidades cadastradas.

É preciso digitar o lugar para onde você deseja ir e ver quem está disposto a te abrigar. O intuito da plataforma é que o hóspede possa aproveitar e conhecer a cidade com base na experiência dos moradores, além, claro, de ter um local para dormir. É quase como ter um guia nativo (e particular) para te ajudar a curtir a cultura local.

O app da plataforma está disponível para Android e iOS.

HomeExchange

Já pensou em viajar e ao mesmo tempo trocar de casa com outra pessoa ou família? Essa é a proposta do HomeExchange. De um lado, você disponibiliza sua casa, detalhando as características dela e o período de disponibilidade. Do outro, pessoas interessadas e com casas a oferecer entram em contato.

Há também a possibilidade de você ir para uma casa e uma terceira pessoa (não a proprietária do lugar onde você se hospedará) vá para o seu lar. Isso permite que mais pessoas possam mudar de uma residência para outra.

Americanos e europeus são mais adeptos desse tipo de estadia, mas se engana quem pensa que só há moradias de lá no site. Essa experiência vem se propagando aos poucos no Brasil, fazendo com que nosso país também ganhe espaço nessa rede.

MindMyHouse

No site MindMyHouse, o viajante deve ser a "babá" do imóvel em que irá se hospedar. Ou seja, enquanto o proprietário está fora, o hóspede deve manter a casa limpa e organizada, e às vezes tomar conta de animais de estimação e regar as plantas. Nada muito difícil, certo?

O diferencial é que a plataforma é gratuita para os anfitriões, mas paga para quem quiser se hospedar. A mensalidade é de US$ 20, que permite até ter acesso a mansões (já estou aqui analisando as que eu quero conhecer...)

Worldpackers

A Worldpackers cria uma rede que possibilita a troca de habilidades por acomodações, refeições e outros benefícios. Na prática, é uma ótima opção para quem gosta de ensinar seus talentos e competências profissionais para outras pessoas.

No meu caso, eu optaria por ensinar informática ou tecnologia básica. Mas também é possível lecionar outros idiomas ou hobbies como pintura e fotografia. Além de poupar dinheiro e facilitar amizades, é possível ajudar pessoas a aprender coisas novas.

A plataforma tem app disponível para Android e iOS.

* Colaborou Gabriela Bispo, planner e redatora de conteúdo da InfoPreta.