PUBLICIDADE

Topo

CS GO: 5 dicas para jogar como um profissional

CS:GO - Divulgação/CounterStrikeFandom
CS:GO Imagem: Divulgação/CounterStrikeFandom

do Game Hall

10/11/2021 04h00

Em todo Major de Counter-Strike: Global Offensive, temos a garantia de várias jogadas bonitas, além de execuções táticas perfeitas das melhores equipes do mundo. Mas afinal, como será que estrelas como Oleksandr "s1mple" Kostyliev e Nikola "NiKo" Kova chegaram ao topo?

Não é simples chegar no nível dos profissionais. Contudo, nada te impede de melhorar seu nível de jogo casual e aproximar a sua gameplay da dos pro players. Confira cinco dicas que a gente levantou com quem mais entende do assunto:

Saiba controlar sua economia

CS GO - Reprodução/Daniel Esdras - Reprodução/Daniel Esdras
CS GO
Imagem: Reprodução/Daniel Esdras

Economia é uma das bases do CS:GO profissional, então nada de comprar Desert Eagle no round pistol!

Um dos primeiros erros básicos de economia, cometido pela maioria dos jogadores iniciantes, é comprar armas e se manter sem colete. Você está abrindo mão de um item essencial, achando que compensa ter uma arma melhor - mas é o inverso. Uma Desert Eagle com colete e capacete pode ser mais efetiva que uma submetralhadora sem colete, já que seu personagem cairá rapidamente para qualquer tiro.

Outro ponto importante são os rounds econômicos. É necessário "entregar" um round ou outro para seus adversários, para que sua equipe "resete" a economia. Nestes rounds, você não compra nada e, embora tente construir alguma armadilha para conseguir o ponto, normalmente é um round entregue. Ainda assim, é melhor disputar o round seguinte armado do que disputar dois rounds com compras forçadas e pouco efetivas.

Do lado CT, a economia acaba sendo um pouco mais complicada, uma vez que não há bônus por plantar a bomba, como no lado TR. Além disso, a M4 é mais cara que a AK e a granada incendiária também. Com isso, algumas atitudes devem ser tomadas para diminuir os efeitos financeiros do lado defensivo.

Em rounds que sua equipe tiver certeza que seus adversários irão armados, compre um colete sem capacete, uma vez que a AK mata com apenas um tiro na cabeça. Você fica mais vulnerável para balas atravessando as paredes, mas um Kit Defuse com o dinheiro que sobrou pode ser a diferença entre ganhar ou perder o round.

Ajuste a sensibilidade do mouse

CS GO - Reprodução/Daniel Esdras - Reprodução/Daniel Esdras
CS GO: Configurações
Imagem: Reprodução/Daniel Esdras

Se você já assistiu a um jogador profissional soltar um spray de trinta tiros e acertar todos no mesmo lugar, deve ter se perguntado: "que tipo de magia é essa?"

Parte da magia é fruto de muito treino, prática e, claro, talento. Mas outro elemento importante é a sensibilidade do mouse. Normalmente, jogadores profissionais utilizam uma "sens" baixa, o que torna os sprays das armas mais fáceis de controlar.

Para alterar a sensibilidade, basta acessar a aba de Mouse, que está na tela de configurações do seu CS:GO. Experimente até encontrar a que considerar ideal. Caso você possua um mouse com DPI ajustável, é ideal que trabalhe com ambos para encontrar o que for melhor para você. Para facilitar, o site Pro Settings lista as configurações utilizadas pelos maiores nomes do CS:GO. Já se você tiver um mouse mais básico, tente descobrir sua DPI para se basear nela e alterar a sensibilidade dentro do jogo.

Só fica o alerta: se você quiser tentar mudar, saiba que será necessário um certo tempo de adaptação para pegar a manha de como movimentar o mouse.

Fique atento ao pixel

CS GO - Reprodução/Daniel Esdras - Reprodução/Daniel Esdras
CS GO
Imagem: Reprodução/Daniel Esdras

Esta é uma dica que realmente muda (muito!) o nível da sua gameplay. No CS:GO, é importante ter conhecimento espacial. Isso porque os jogadores podem vir de qualquer lugar e, sabendo marcar os pixels, você pode ter tempo para dar apenas um tiro antes de morrer. Então, que seja um tiro preciso! Assim, aprender a marcar o pixel correto é um diferencial.

A primeira coisa a se fazer é levantar a mira e andar com ela sempre na altura da cabeça dos adversários. Ao se acostumar com isso, algumas partidas casuais já te ajudarão a aprender os pixels onde os jogadores podem aparecer nos mapas.

Essa dica também vale para saber exatamente os lugares do mapa onde os jogadores costumam se posicionar, os famosos campers. Você poderá entrar dando headshot e fazer o adversário te chamar de cheater no chat.

Aprenda a fazer utilitárias

CS GO - Reprodução/Daniel Esdras - Reprodução/Daniel Esdras
CS GO
Imagem: Reprodução/Daniel Esdras

Uma das partes divertidas do CS:GO é a diversidade de funções que podem te ajudar na adaptação ao meta. Caso você não seja aquele cara "baludo", que não erra um tiro, você ainda será extremamente respeitado se souber fazer bom uso das granadas utilitárias.

Antes de mais nada, volte no tópico anterior e releia as dicas sobre os pixels. Isso porque, para lançar aquela "perfeitinha" que vai cegar os inimigos e permitir que o seu amigo entre fazendo a limpa, você precisa saber os pontos exatos de onde jogar as granadas de luz (flashbangs). E isso vale também para as granadas de fumaça e incendiárias.

As utilitárias são extremamente necessárias quando jogamos do lado Terrorista, uma vez que com um bom uso delas, a entrada nos bombsites ficam mais fáceis.

Existem alguns cursos online, como os que estão disponíveis para os assinantes da Gamersclub, onde os próprios pro players ensinam os pixels certos em cada mapa. Esses cursos podem ser úteis para você aumentar seu nível de jogabilidade, mas é importante ressaltar que é possível encontrar diversos conteúdos em vídeos, feitos por influenciadores dedicados ao CS.

Assista os profissionais

CS GO - Reprodução/Daniel Esdras - Reprodução/Daniel Esdras
CS GO: Fallen
Imagem: Reprodução/Daniel Esdras

Parece óbvio mas, às vezes, perder um tempinho em uma live na Twitch de pro players pode acrescentar muito. Vários nomes conhecidos do cenário fazem diversas transmissões onde ensinam algumas "maldades" do CS:GO.

Assistir a uma live de Gabriel "FalleN" Toledo pode ensinar muito. Afinal, o cara é o Professor! Outros bons canais para acompanhar são o de Renato "nak" Nakano, analista da MIBR, e de André "tiburci0" Rossetto, que sempre fazem análises de jogadas de times profissionais. No caso de tiburci0, além das análises, ele costuma jogar partidas com os participantes do chat, onde ensina diversos fundamentos do CS.

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: https://www.tiktok.com/@start_uol?
Twitch: https://www.twitch.tv/startuol