PUBLICIDADE

Topo

CS GO: saiba como (e quando) utilizar cada tipo de granada

Divulgação/Valve
Imagem: Divulgação/Valve

do Game Hall

07/11/2021 04h00

Jogar Counter-Strike: Global Offensive vai além de pegar uma AK47 e sair descarregando o pente em todo mundo. Você até pode querer apenas se divertir, ser um jogador casual e ficar no mata-mata - afinal, é importante curtir o jogo. Mas, se você quiser começar a jogar partidas ranqueadas, é muito importante dominar o uso das granadas utilitárias.

Com isso em mente, START preparou algumas dicas para você conseguir extrair todo o potencial das quatro granadas utilitárias de CS:GO. Vem com a gente pra brilhar no MM.

Pixel das utilitárias

Esta primeira dica serve para as quatro utilitárias de CS:GO: Granada de Luz (a famosa Flashbang), Granada de Fumaça, Granada Incendiária e Granada Explosiva. Todas elas fapodem fazer uma diferença enorme durante a partida, desde que você saiba exatamente de onde arremessá-las e para onde mirar.

Existem vários conteúdos online que ensinam os melhores pixels para as utilitárias. Então, para um jogo mais tático, saber esses pixels te transformará em um jogador diferenciado para seu time.

Granada de Luz (Flashbang)

As Granadas de Luz, ou Flashbangs, servem para cegar os inimigos e deixar seus ouvidos zunindo.

Quando usadas em equipe, podem facilitar a abertura de tela para eliminar algum adversário que está completamente cego. Em um bom time, é preciso saber pedir a "perfeitinha" para entrar em um bombsite ou limpar uma região do mapa.

Já quando estamos em uma situação de um contra um, as Granadas de Luz podem servir para várias funções. A mais óbvia delas é cegar o inimigo para que você consiga pegá-lo desprevenido ou para que você consiga se posicionar, uma vez que jogadores experientes irão se virar para não serem afetados pelo efeito.

Aí está a sua janela de ataque: se você estiver enfrentando veteranos e souber a posição deles, uma boa tática é jogar a flashbang e entrar junto com ela, tentando pegar o adversário nesse exato momento em que ele dá as costas para se proteger do clarão.

Granadas Incendiárias (Molotov)

As Granadas Incendiárias podem ser grandes aliadas, uma vez que possuem funções defensivas e ofensivas.

Começando pelo lado defensivo, elas são comumente utilizadas para frear os avanços dos Terroristas, ganhando tempo para que o lado CT se posicione.

Além disso, elas também podem ser utilizadas quando você precisa fugir. É comum que o jogador da equipe que se posiciona mais avançado carregue uma incendiária exatamente para isso: ao conseguir uma eliminação, ele joga a granada logo em seguida para facilitar a fuga e não permitir que os adversários tentem "trocar".

Já do lado ofensivo, as molotovs servem principalmente para ajudar a ter uma noção espacial do bombsite que será invadido. Ao arremessá-las em um ponto específico, você terá ciência de que não existe um adversário posicionado ali ou que ele se reposicionou. Outro bom uso pelo lado dos Terroristas é arremessar na bomba após o plant, quando algum CT estiver tentando desarmá-la ("defuse").

Granada de Fumaça (Smoke)

É uma das utilitárias mais versáteis de CS:GO, então vale a pena sempre ter uma delas em mão. Vamos falar de duas das suas funções mais úteis e recorrentes:

Tirar a visão de um local

Serve tanto para o lado CT quanto para o lado TR. Quando estamos defendendo um bombsite, "smokar" locais de entrada faz com que a equipe ganhe um tempo precioso, que pode causar a rotação do time adversário, por exemplo.

Já quando estamos jogando de Terroristas, as Smokes são utilizadas para tapar a visão de locais-chave nos bombsites, onde os adversários normalmente se posicionam para repelir o ataque com maior facilidade. Entretanto, vale ressaltar uma frase clássica das partidas ranqueadas: "Smoke não é parede". Portanto, não durma no ponto pensando que os jogadores não irão tentar atravessar a fumaça.

Apagar granadas incendiárias

Smokes também podem ser utilizadas para apagar o fogo causado pelas granadas incendiárias - um truque que pode salvar a sua pele em momentos-chave. Jogando pelo lado Terrorista, a granada ajuda a manter o rush em rounds rápidos, uma vez que o lado defensivo costuma jogar molotovs em locais específicos para tentar frear ao avanço.

Essa característica também exerce uma importante função defensiva. Quando estão invadindo um bombsite, é comum que os Terroristas joguem molotovs em pontos onde os defensores se posicionam. Então, para evitar que você morra ou precise correr de forma desprotegida para longe do fogo, jogar uma smoke no próprio pé para apagar o incêndio te dará vantagem e tempo para pensar no próximo passo.

Isso também vale para os Terroristas quando estão defendendo a bomba plantada. Essa função pode ser usada com certa malandragem: arremessar uma smoke de longe em um local incendiado pode fazer com que seu adversário pense que você está naquele local.

Granadas Explosivas

São utilizadas para causar dano e servem apenas para essa função. No entanto, funcionam bem dentro de algumas táticas específicas. Por exemplo, durante um round econômico, existe a possibilidade de que todos os jogadores da equipe comprem uma granada, arremessando em um local específico e torcendo para que algum adversário seja pego de surpresa.

Outro uso comum da Granada Explosiva é auxiliar o AWPer. O jogador que tem essa função pode, em algum momento, acertar um tiro no pé do inimigo, o que não é o suficiente para eliminá-lo. Assim, é comum vermos um AWPer finalizando o trabalho com uma granada, pois sabe que acertou o primeiro tíro.

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: https://www.tiktok.com/@start_uol?
Twitch: https://www.twitch.tv/startuol