PUBLICIDADE

Topo

Indies de 2020: os melhores lançados até agora e os mais esperados

Do assustador Song of Horror ao desestressante In Other Waters, veja os indies mais esperados para o segundo semestre de 2020 - Divulgação/Studiozevere
Do assustador Song of Horror ao desestressante In Other Waters, veja os indies mais esperados para o segundo semestre de 2020 Imagem: Divulgação/Studiozevere

Makson Lima

Colaboração para o START

09/06/2020 04h00

Por mais que 2020 esteja abarrotado de lançamentos gigantescos e multimilionários, como The Last of Us II e Final Fantasy VII Remake, as produções independentes ainda conquistam seu lugar. Com produções mais autorais e distintas, os indies geralmente têm maior liberdade criativa e acabam inovando em diversos aspectos.

A seguir listamos os melhores jogos independentes que já jogamos em 2020, e também aqueles que, se tudo der certo, ainda serão lançados até o final do ano.

THROUGH THE DARKEST OF TIMES

Desenvolvimento: Paintbucket Games
Lançamento: 30/01 (PC via Steam e mobiles)

THROUGH THE DARKEST OF TIMES - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

O indie mais impactante e relevante do ano é Through the Darkest of Times, que coloca você no controle de um grupo de resistência durante a Alemanha nazista. Apuradíssimo em termos históricos, deveria ser elevado à categoria de material didático e de ensino, tamanha a importância de sua mensagem e seu valor para os tempos nos quais vivemos. Afinal, é sempre o momento ideal para se combater o nazismo em videogame.

IN OTHER WATERS

Desenvolvimento: Jump Over the Age
Lançamento: 3/04 (PC via Steam e Switch)

IN OTHER WATERS - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Como uma bióloga marinha em águas alienígenas, seu objetivo é estudar, entender e coexistir com o ambiente à sua volta, para, assim, conseguir decifrar o que houve naquele planeta tão distante e tão estranho. Desde a interface até a forma como interagimos com os elementos de jogo, In Other Waters é como nenhum outro game, e por isso mesmo tão relevante.

SONG OF HORROR

Desenvolvimento: Protocol Games
Lançamento: 28/05 (PC via Steam)

SONG OF HORROR - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Com o quinto e último episódio chegando no fim de maio, Song of Horror mostrou como resgatar a era de ouro do terror em videogame e ao mesmo tempo apresentou elementos seus, dando novo significado à ideia de "jumpscare". Com sua entidade intitulada A Presença, a produção indie espanhola assusta a cada nova empreitada e de forma completamente aleatória, convidando a revisitações das mais macabras.

KENTUCKY ROUTE ZERO

Desenvolvimento: Cardboard Computer
Lançamento: 28/01 (PC via Steam, Xbox One, PS4 e Switch)

KENTUCHY ROUTE ZERO - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

A jornada de anos a fio, por fim, teve um desfecho com a chegada da TV/PC Edition de Kentucky Route Zero, o mais surrealista adventure de nossos tempos. O caminhoneiro precisava realizar sua última entrega, e o que nos foi entregue efetivamente foi uma jornada inesquecível, tanto quanto as duras críticas empregadas a um sistema falido, quanto ao diversificado elenco, suas motivações e realizações. Os interlúdios são um espetáculo à parte por sua originalidade.

PIXEL RIPPED 1995

Desenvolvimento: ARVORE Immersive Experiences
Lançamento: 23/04 (SteamVR, Oculus Rift, Oculus Quest, HTC Vive e PSVR)

PIXEL RIPPED 1995 - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Quando universos colidem (no caso, o virtual e o real), é hora de a parceria entre um jogador de videogame e a super-heroína Dot acontecer. Foi assim em 1989, é assim em Pixel Ripped 1995, numa aventura que resgata tantas obras, gêneros e mecânicas de jogo dessa mídia tão interativa. E a melhor parte é que o jogo é totalmente brasileiro.

AXIOM VERGE 2

Previsão: fim de 2020
Desenvolvimento: Thomas Happ Games (Switch)

AXIOM VERGE 2 - Nintendo - Nintendo
Imagem: Nintendo

Previsto para chegar no final do ano e exclusivamente no Nintendo Switch, Axiom Verge 2 será a nova empreitada solo do desenvolvedor Tom Happ. O primeiro jogo foi um dos metroidvania mais completos dos últimos anos, numa mescla precisa de novidades e resgates do passado. Serão novos personagens, novos inimigos, um mundo novo, mas ligado, de alguma forma, aos eventos do primeiro Axiom Verge.

HAVEN

Previsão: 2020
Desenvolvimento: The Game Bakers (PC, Switch, Xbox One e PS4)

HAVEN - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Haven é o novo projeto dos mesmos criadores do excepcionalmente desafiador Furi, e isso já deveria ser o suficiente para chamar sua atenção. "Haven é um RPG sobre amor e a luta contra as regras", diz o site oficial, e a proposta é a de termos aqui uma aventura para ser curtida em modo cooperativo. E de preferência com alguém verdadeiramente especial.

SHE DREAMS ELSEWHERE

Previsão: 2020 (PC e Xbox One)
Desenvolvimento: Studio Zevere

SHE DREAMS ELSEWHERE - Divulgação/Steam - Divulgação/Steam
Imagem: Divulgação/Steam

Undertale (e, consequentemente, a franquia Mother) parecem servir de inspiração a essa criação tão psicodélica quanto encantadora, a estreia do estúdio Zevere, composto pelo cineasta e game designer Davionne Gooden. Thalia, a protagonista da história, está em coma e precisa se encontrar, controlar sua ansiedade para, assim, acordar de novo. E serão muitos pesadelos confrontados até lá.

SABLE

Previsão: 2020
Desenvolvimento: Raw Fury (PC, PS4 e Xbox One)

SABLE - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Um vasto deserto alienígena será o cenário dessa jornada de amadurecimento em Sable. A arte é o que se destaca desde o trailer de anúncio, na E3 de 2018, pois remete diretamente ao visionário artista francês Moebius. Sable parece ambicioso em escopo, pois o deserto será enorme e descobrir mais sobre ele, a vida de ali existe e seu passado, está ligado ao destino de seu misterioso protagonista.

CARRION

Previsão: 2020
Desenvolvimento: Phobia Game Studio (PC e Xbox One)

CARRION - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

O mesmo maluco que nos trouxe Butcher está criando algo perigoso em seu laboratório. Em Carrion, somos o monstro, pois trata-se de um "horror reverso" bem nos moldes nada convencionais comportados por Devolver Digital. Assimilar tudo pelo caminho com seus tentáculos e apêndices pegajosos, incluindo cientistas e seus jalecos, é o caminho para evoluir. Ou algo assim.

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: http://vm.tiktok.com/Rqwe2g/
Twitch: https://www.twitch.tv/start_uol