"Amando e sendo amada": princesa Kate se diz grata por ter concluído quimioterapia

Por Michael Holden

LONDRES (Reuters) - A princesa britânica Kate disse nesta segunda-feira que terminou a rodada de quimioterapia preventiva para câncer, afirmando que o tratamento lhe deu uma nova perspectiva e a fez grata de "simplesmente amar e estar sendo amada".

Kate, 42, é esposa do herdeiro ao trono britânico, o príncipe William, e passou por uma grande cirurgia abdominal em janeiro que revelou a presença de um câncer contra o qual ela vem recebendo tratamento desde então.

Em uma mensagem pessoal acompanhada de um vídeo com seu marido e seus três filhos pequenos, os Príncipes George e Louis e a Princesa Charlotte, Kate disse que vai participar de alguns compromissos públicos ainda neste ano, mas afirmou que o seu caminho para a recuperação total será longo.

"Conforme o verão (no Hemisfério Norte) acaba, não posso dizer o quão aliviada estou de ter finalmente terminado o meu tratamento de quimioterapia", disse ela na mensagem.

"Os últimos nove meses foram incrivelmente difíceis para nós como uma família. A vida pode mudar completamente em um instante e tivemos que encontrar uma maneira para navegar por essa tempestade e enfrentar o desconhecido."

Kate fez a sua primeira aparição em público desde que o seu diagnóstico surgiu em junho na parada militar anual que marcou o aniversário oficial do rei Charles. Em julho, ela foi vista no campeonato de tênis em Wimbledon.

O palácio de Kensington se recusou a dar qualquer detalhe sobre o tipo de câncer ou outros detalhes sobre o seu tratamento, apenas disse que a quimioterapia preventiva começou em fevereiro.

"A jornada contra o câncer é complicada, assustadora e imprevisível para todos, especialmente para aqueles mais próximos de você", acrescentou a princesa.

Continua após a publicidade

"Com humildade, também coloca você face a face com as suas próprias vulnerabilidades de maneira que você nunca pensou antes e, com isso, dá uma nova perspectiva sobre tudo."

"Esse período nos lembrou, William e eu, a refletir e a sermos gratos pelas coisas simples e importantes na vida, que tantos de nós não damos valor. De simplesmente amar e estar sendo amada."

Kate disse ainda que ela e William estão gratos pelas mensagens de apoio de todas as partes do mundo, e acrescentou estar ansiosa para voltar às funções públicas quando puder, ainda que para esse ano a sua lista de tarefas deva continuar leve.

Deixe seu comentário

Só para assinantes