Daniel Castro sobre Times Brasil: Mercado sente que comprou gato por lebre
A estreia da Times Brasil CNBC, novo canal de notícias voltado para o mundo dos negócios, foi confusa, frustrante e recheada de problemas técnicos, segundo avaliação feita pelo jornalista Daniel Castro, editor do site Notícias da TV, durante participação no Splash Show, do Canal UOL, nesta terça-feira (19).
O canal fundado pelo jornalista Douglas Tavolaro entrou no ar no último domingo (17), mas a sua estreia ficou marcada por contratempos, com qualidade de imagem e de áudio ruins, iluminação precária na Redação e o sinal ausente no YouTube e nas principais operadoras de TV por assinatura. Quase ninguém conseguiu assistir.
Eu não diria que a estreia foi um desastre, mas foi frustrante. E isso é ruim para um canal de investimentos. Daniel Castro em entrevista a Yas Fiorelo e Leão Lobo
Houve ainda confusão com o nome da emissora: a CNBC Brasil, na verdade, se chama Times Brasil CNBC. A marca colocada no ar é diferente daquela que foi anunciada pela empresa desde o início do projeto. Na tela apareceu Times Brasil, seguida da frase "licença exclusiva CNBC". Telespectadores reclamaram nas redes sociais.
Então muita gente no mercado falou: 'poxa, comprei gato por lebre, né?' O anunciante está comprando a CNBC, mas está levando a Times Brasil. De fato, eu também acho que houve sim um erro de comunicação. Lá, quando o canal foi anunciado, em março, se falava CNBC Brasil. Tenho até hoje o press release em que eles anunciaram a contratação da [jornalista] Christiane Pelajo em que eles falavam assim: 'Christiane Pelajo é a primeira contratada da CNBC no Brasil'.
Licenciar a marca CNBC Brasil, assim como fez a CNN no Brasil, é muito caro, custa uns US$ 10 milhões (ou R$ 57,5 milhões, na cotação atual) por ano. Já é uma conta bem pesada para um empreendimento novo. [O que foi feito com a CNBC Brasil é que] foi licenciado apenas o conteúdo. Então, a Times Brasil pode usar reality shows, programas de entretenimento e notícias da CNBC.
Daniel Castro
E o que aconteceu no YouTube?
Segundo Castro, a falta de transmissão do sinal da Times Brasil CNBC se deve devido à falta de um equipamento específico.
O Times Brasil teve problemas com a entrega de um equipamento que corta o intervalo comercial do que vai para a TV. do que vai para o YouTube. Novos canais de TV não podem ir para o YouTube com o break. Essa é uma regra do YouTube. E o YouTube não aceitou o ato que o Times Brasil [fosse para a plataforma com seus] breaks até a chegada desse equipamento.
Daniel Castro
O equipamento, diz o jornalista, deve demorar ainda cerca de um mês para chegar.
Ao Notícias da TV, parceiro do UOL, o porta-voz da emissora, Ricardo Frota, admitiu que a nova emissora teve problemas técnicos, mas "que estão em processo de ajustes".
LIVES
- Chico Barney, Kerline, Leão Lobo e mais colunistas estão na cobertura especial de famosos e realities no YouTube e nas redes sociais. De segunda a sexta, são três programas ao vivo no YouTube, além de muito conteúdo no Instagram e Tik Tok.
Confira os horários da programação:
10h - Central Splash com Chico Barney e Bárbara Saryne
13h - Splash Show com Yas Fiorelo e Leão Lobo
18h - Central Splash com Dieguinho Schueng e Kerline Cardoso
4 comentários
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.
Paulo Roberto Gomes de Araujo
Sujeito quer criticar falhas falando que “se deve devido”??? Volta outra escola. Ou revisa matéria feita por ChatGPT.
Luiz Antonio de Lima
Acho que a definição é uma matéria metatrash ...
Lukas Colabone
queria saber onde sair tanto dinheiro pra pagar por tudo isso