Aguinaldo Silva diz que era inimigo mortal de estrela da Globo: 'Baixaria'
Aguinaldo Silva, 81, revelou que passou anos sendo "inimigo mortal" de Dias Gomes por causa da autoria da novela "Roque Santeiro" (1985).
O que aconteceu
Silva explicou que nos capítulos finais da novela, que se tornou um dos maiores sucessos da Globo, Gomes quis reivindicar a autoria da trama e ele foi afastado. "Quando o Dias voltou da Europa e viu que a novela era um sucesso, ele reivindicou e disse que queria escrever o final, que faltavam 18 capítulos. Como ele exigiu muito isso, acabaram me tirando da novela", declarou em entrevista ao podcast Inteligência Ltda.
Após esse episódio, os dois autores se tornaram "inimigos". "Ficamos inimigos mortais durante anos. Não ficávamos nós dois sozinhos na mesma sala. Foi uma baixaria mesmo. Todo mundo tinha medo de que um dia a gente se engalfinhasse nos corredores da Globo".
Aguinaldo Silva explicou que voltou a falar com Dias Gomes, por iniciativa do próprio escritor, poucos dias antes de ele morrer, em 1999. "Nós nos falamos, esquecemos totalmente aquela briga que durou anos e 15 dias depois ele morreu", contou, ressaltando que se sentiu aliviado por ter voltado a falar com Gomes antes de sua morte, pois ele o admirava.
"Roque Santeiro" foi inspirada na peça de teatro "O Berço do Herói", escrita por Dias Gomes em 1965. A adaptação televisiva da peça teve a maior parte de seus capítulos escrito por Aguinaldo Silva. Gomes assinou os primeiros episódios e também foi responsável pelo desfecho da trama estrelada por Regina Duarte, José Wilker e Lima Duarte.
13 comentários
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.
Leonardo Felipe Nery
Isso é velho. O que nunca vi ninguém perguntar é como seria o final da novela se escrita pelo Aguinaldo Silva.
Flavio Roberto Pelisson
Independentemente da autoria e de quem teve mais méritos, ROQUE SANTEIRO, foi a melhor novela de todos os tempos da tv brasileira. Todos os (ou as?) personagens com conteúdo e elenco impecável. Chegaram perto, Gabriela, O Bem Amado e Pecado Capital.
Regina Maria Vassao Iezak
Aguinaldo escreveu Roque Santeiro praticamente sozinho. Dias Gomes que, vendo o sucesso da "criança", decidiu pegar de volta na reta final. O mérito do estrondoso sucesso que foi a novela é sim de Aguinaldo Silva. Sem dúvida o melhor dramaturgo vivo que ainda nos resta.