Mafiosos idosos e policiais corruptos põem Roma em chamas em 'Adágio'

Esta é a newsletter Dicas de Filmes e Séries. Inscreva-se gratuitamente para receber no seu email toda quinta. Conheça as demais newsletters do UOL. São 19 opções, sobre os mais variados assuntos.

"Adagio: Roma em Chamas" reúne alguns dos maiores nomes do atual cinema italiano. O filme, que estreou sem muita badalação na Netflix na segunda passada (13), é dirigido por Stefano Sollima, que ganhou fama mundial com a série policial "Gomorra", um hit no streaming na década passada.

No elenco estelar, destaque para Toni Servillo, o fantástico ator de "A Grande Beleza", obra-prima de Paolo Sorrentino. Toda a ação de "Adagio" se passa numa única noite literalmente muito quente em Roma, porque um incêndio nos arredores da cidade está cada vez mais próximo.

Quem conduz a trama é Manuel, um adolescente que se envolve em um esquema de chantagem armado por policiais corruptos. Mesmo em apuros, sua maior preocupação é cuidar do pai, Daytona, um ex-mafioso que sofre de demência. Servillo dá um show como o pai, que tenta se manter unido a outros colegas do crime também em idade avançada.

O diretor consegue mesclar trama policial com discussões profundas sobre a memória e a finitude. "Adagio" é bonito, tenso e faz alguns convites à reflexão, tudo isso entre cenas de ação primorosas. Um filme para quem ama cinema.

Siga o Splash no

"Adagio: Roma em Chamas", 2024
Direção Stefano Sollima
Elenco Toni Servillo, Pierfrancesco Favino, Adriano Giannini
Classificação 14 anos
Onde Netflix

Quer receber informações sobre novidades no streaming e no cinema no seu WhatsApp? Splash tem um canal com curadoria para te ajudar na seleção do que assistir.

Já disponível na sua tela...

O nascimento de uma lenda das pistas

Adam Driver em cena de 'Ferrari'
Adam Driver em cena de 'Ferrari' Imagem: Divulgação
Continua após a publicidade

"Ferrari" fala de Enzo Ferrari, que transformou a fábrica italiana num ícone das pistas. O diretor Michael Mann concentra o relato no ano de 1957, quando a fábrica estava à beira da falência e precisava vencer corridas importantes para sobreviver.

O papel-título é do sempre bom Adam Driver, impecável. O brasileiro Gabriel Leone vive um piloto espanhol. Leia crítica de Roberto Sadovski.

Siga o Splash no

"Ferrari", 2023
Direção Michael Mann
Elenco Adam Driver e Penélope Cruz
Classificação 16 anos
Onde Prime Video

Duelo de atrizes em um drama complexo

Natalie Portman e Julianne Moore em cena de 'Segredos de um Escândalo'
Natalie Portman e Julianne Moore em cena de 'Segredos de um Escândalo' Imagem: Divulgação
Continua após a publicidade

Julianne Moore é uma mulher que, aos 36 anos, largou marido para se casar com um garoto de 13 anos. Duas décadas depois, continuam juntos, com filhos, e sua vida será transformada em filme.

Natalie Portman interpreta a atriz escalada para viver o papel. Ao conviver alguns dias com o casal, ela percebe que nada é exatamente o que parece ser. Leia crítica de Roberto Sadovski.

Siga o Splash no

"Segredos de um Escândalo", 2023
Direção Todd Haynes
Elenco Natalie Portman e Julianne Moore
Classificação 16 anos
Onde Prime Video, Apple TV

O que está bombando

Brooke Shields é o chamariz de "A Mãe da Noiva"

Brooke Shields em cena de "A Mãe da Noiva"
Brooke Shields em cena de "A Mãe da Noiva" Imagem: Netflix/Divulgação/Netflix
Continua após a publicidade

Lançado na semana passada, "A Mãe da Noiva" assumiu rapidamente o posto de filme mais visto na Netflix. Trata-se de uma comédia romântica nada inspirada, que abusa dos clichês e das piadas mais previsíveis possíveis.

No enredo, uma mãe vai até um resort tropical fantástico para o casamento da filha. Chegando lá, tem uma surpresa: o pai do noivo é um ex-namorado, com o qual tem uma relação bastante conturbada. O sucesso estrondoso do filme só tem uma explicação: Brooke Shields.

Nos últimos tempos, seguindo uma carreira de poucos trabalhos, a atriz faz o papel de mãe da noiva, e todo mundo vai correndo para assistir para descobrir se, aos 58 anos, ela continua bonita. O filme é realmente sofrível, mas a estrela juvenil de "Menina Bonita" e "A Lagoa Azul" é uma mulher madura muito atraente.

Siga o Splash no

"A Mãe da Noiva", 2024
Direção Mark Waters
Elenco Brooke Shields, Benjamin Pratt, Miranda Cosgrove
Classificação livre
Onde Netflix

Fique de Olho

"O Simpatizante" conta a história de um espião do Vietnã no Norte (o ótimo Hoa Xuande) que, depois da guerra, vai para os EUA e se torna consultor de filmes em Hollywood.

Continua após a publicidade

Série de sete episódios lançados semanalmente aos domingos, é o primeiro projeto de Robert Downey Jr. depois do Oscar por "Oppenheimer". Ele interpreta vários papéis. Após 26 de maio, estará completa no streaming.

Siga o Splash no

"O Simpatizante", 2023
Criação
Don McKellar, Park Chan-wook
Elenco Hoa Xuande, Robert Downey Jr.
Classificação 16 anos
Onde Max

Para Maratonar

Uma cidadezinha vira de cabeça para baixo com a chegada de uma máquina, a Morpho, que revela a cada interessado quais são os seus grandes potenciais e faz todos repensarem suas vidas.

É um humor cínico, uma esquete do Monty Phyton numa série longa, com bons resultados. A 2ª temporada de "A Máquina do Destino" está chegando. Maratonar a 1ª é uma pedida boa para o fim de semana.

Continua após a publicidade
Siga o Splash no

"A Máquina do Destino", 2023
Criação
Matthew Spiegel
Elenco Chris O'Dowd, Gabrielle Dennis
Classificação 14 anos
Onde Apple TV

Estreias da semana
Estreias da semana Imagem: UOL

Por que assistir a "O Planeta dos Macacos"?

Os cinemas exibem agora "Planeta dos Macacos: O Reinado", simplesmente o décimo filme inspirado no livro do francês Pierre Boulle.

Além dessa dezena de longas para tela grande, a história da sociedade na qual os macacos dominam os humanos inspirou também série de TV e desenhos animados. Mas nada nessa imensa produção supera o filme original de 1968, estrelado por Charlton Heston, dos épicos 'Os Dez Mandamentos' e 'Ben-Hur'.

Continua após a publicidade

O roteiro segura toda a tensão até o momento em que o astronauta que caiu no planeta hostil decide enfrentar os macacos. Numa época em que não havia internet e por isso mesmo também não havia spoiler, o final do filme surpreendeu as plateias nos cinemas de todo o mundo.

Vale muito a pena assistir. Curioso é que o filme está disponível no Star+ com um título absurdo: 'O Homem que Veio do Futuro'. Mas é o velho e cada vez melhor 'O Planeta dos Macacos' original.

Siga o Splash no

"O Planeta dos Macacos", 1968
Direção Franklin J. Schaffner
Elenco Charlton Heston, Roddy McDowall, Kim Hunter
Classificação 12 anos
Onde Star+

Deixe seu comentário

Só para assinantes