Conteúdo publicado há 1 mês

'Sempre achei as filmagens estressantes': por onde anda o Mr. Bean?

Mr. Bean certamente já arrancou gargalhadas de você. O sitcom sobre o cômico e atrapalhado personagem britânico com ideias mirabolantes chegou ao Brasil no começo da década de 90 e é visto até os dias atuais via canais fechados e plataformas de streaming.

O ator Rowan Atkinson é o responsável por criar e dar a vida ao icônico personagem e seu último trabalho no papel de Bean foi em 2020. O sucesso conquistou milhares de fãs no mundo e já rendeu série, livros e uma franquia de filmes.

O sucesso do Mr. Bean nunca me surpreendeu. Observar um adulto se comportando de maneira infantil sem estar remotamente ciente de sua inadequação é fundamentalmente engraçado. O fato de a comédia ser visual e não verbal significa que ela também teve sucesso internacionalmente.
Rowan Atkinson, em entrevista à BBC

Como é o Mr. Bean?

Criado em 1989, Mr. Bean é um homem atrapalhado e infantil e tem dificuldade em realizar as tarefas mais simples da vida cotidiana. No entanto, as ideias criativas e, por vezes, absurdas para solucionar os problemas o deixam engraçado.

Uma curiosidade é que, em geral, Mr. Bean não fala no sitcom — no máximo resmunga uma palavra ou outra. Por isso, as caras e bocas dele, que sempre são muito exageradas, se tornaram marcantes.

Ele tem um vestuário clássico do homem que trabalha num escritório: sempre está trajado com um blazer na cor marrom, uma camisa branca, uma gravata vermelha, calça marrom, sapatos pretos e um relógio de pulso.

Outro ponto engraçado de Mr. Bean está ligado ao seu carro. Em diversos episódios da série e do desenho animado, além dos dois filmes, seu carro modelo Morris Mini Cooper — que na sitcom carrega o apelidou de Mini.

Continua após a publicidade
O lado fofo do personagem está voltado a sua paixão pelo ursinho Teddy. Ele trata a pelúcia como filho e arranca gargalhadas ao colocá-lo para dormir, comprar presentes, brincar em parques e planejar viagens ao seu lado.

Quando o Mr. Bean chegou ao Brasil?

A primeira vez em que Mr. Bean foi exibido no Brasil foi em 1993, pelo Multishow. Com a boa repercussão no canal fechado, o humorístico ganhou espaço como atração cômica do Fantástico (Globo) dois anos depois e ficou no ar até 1996.

Entretanto, a série ficou mais tempo no ar pela TV Bandeirantes. Do início dos anos 2000 até 2018, o personagem cômico preenchia a grade de programação da emissora da família Saad.

No geral, Mr. Bean soma 15 episódios de 25 minutos cada e apenas uma temporada. O sucesso do sitcom deu origem a várias esquetes e spin-offs, como "Bean - O Filme", "Mr. Bean's Holiday" (filme), "Mr. Bean's Wedding" (filme) e "Mr. Bean: The Animated Series".

Continua após a publicidade

Atualmente, é possível assistir ao sitcom do britânico atrapalhado na plataforma se streaming Amazon Prime Vídeo e no Band Play.

Por onde anda Rowan Atkinson, o Mr. Bean?

Criador do Mr. Bean, Rowan Atkinson é ator, comediante, dublador e roteirista britânico. Além do personagem famoso no Brasil, ele ganhou fama internacional por atuar e lançar as séries Blackadder (1983-1989) e Not the Nine O'Clock News (1979-1982).

Apesar do sucesso de Bean, o artista nunca escondeu que era "estressante e exaustivo" gravar o sitcom pela energia gasta para entregar 100% do personagem.

Sempre achei estressante as filmagens, ainda mais de Mr Bean. Pela responsabilidade que eu sentia em tornar os conteúdos engraçados. Claro que você tem o apoio de outros atores excelentes e uma equipe incrível, mas realmente dependia bastante de mim se as piadas funcionavam ou não.
Rowan Atkinson, em entrevista para Splash, em 2020

Continua após a publicidade

O sucesso do personagem, na visão de Atkison, está ligada ao humor atemporal. "Sempre acreditei que Mr. Bean iria se tornar um sucesso atemporal. De um lado, temos a comédia que apela ao visual. Do outro, porque ele é essencialmente uma criança no corpo de adulto. Ultrapassando nações, idiomas e culturas, o comportamento das crianças é sempre o mesmo e é fácil identificar isso e rir dessas situações", completou.

Rowan Atkinson atuou como Mr. Bean pela última vez em 2020, mas não se aposentou das telonas. Ele ostenta um currículo com trabalhos em filmes como "O Retorno de Johnny English", "British Airways Safety", "Wonka", entre outros, e séries de TV como "Homem x Abelha: A Batalha" e "Deu a Louca na História".

Em 2021, o ator chegou a externar o desejo de aposentar Mr. Bean. Entretanto, ele está trabalhando em uma nova sitcom especial do personagem com previsão de lançamento para 2025.

Deixe seu comentário

Só para assinantes