Topo

Chico Barney: Ofuscada por Beyoncé e Márcia Fu, Jaquelline vence A Fazenda

Da esq. para dir., Márcia, Jaquelline, Galisteu, WL e André - Divulgacão/Record
Da esq. para dir., Márcia, Jaquelline, Galisteu, WL e André Imagem: Divulgacão/Record

Chico Barney

Colunista de Splash

22/12/2023 10h10

Esta é a versão online da newsletter Splash TV enviada hoje (22). Quer receber antes o boletim e diretamente no seu email? Clique aqui. Os assinantes UOL ainda podem receber dez newsletters exclusivas toda semana.

********

A grande final de A Fazenda não contava com uma concorrência dessa envergadura: a vinda de Beyoncé para Salvador desorganizou a ordem natural das coisas e a decisão do reality acabou ficando um tanto quanto ofuscada pela presença da diva pop em solo brasileiro.

Mas isso não diminuiu em nada a imponência do episódio derradeiro do reality rural da Record. O formato escolhido para trazer à tona o resultado definitivo foi muito divertido. As participações de familiares dos finalistas deu um toque pessoal, emotivo e folclórico. Um dos destaques da noite? Dani Winits! Quem diria?

André Gonçalves e Danielle Winits se beijam na final - Manuela Scarpa/BrazilNews - Manuela Scarpa/BrazilNews
André Gonçalves e Danielle Winits se beijam na final
Imagem: Manuela Scarpa/BrazilNews

Jaquelline foi consagrada a grande campeã. Foi uma votação avassaladora: mais que o dobro do segundo lugar, 56,17% versus 25,77% de André Gonçalves. Pode parecer algo prosaico, mas é muita coisa. Uma hegemonia quase absurda.

Márcia Fu teve apenas 12,78% da preferência popular, ficando em terceiro lugar. A evolução das torcidas ao longo da temporada já indicava algo nesse sentido. Eu mesmo, no Central Splash desta semana, supus que Fu ficaria com metade do segundo lugar. Acertei.

Mas fui ao Google Trends para tentar entender o impacto cultural das finalistas. Fiquei bastante impressionado com a prevalência da ex-jogadora de vôlei em relação à ex-BBB —ao longo das últimas semanas, eram quase 10 vezes mais menções.

Isso me faz pensar que os reality shows estão caminhando rumo a uma profunda falta de relevância. O método de votação precisa ser repensado para não segregar o público comum. Os fã-clubes não podem continuar a ditar os rumos do horário nobre na TV brasileira.

Notas para A Fazenda

Nota 10
Para a trajetória extraordinária de Márcia Fu. Ela conseguiu oferecer algo raro e completamente inédito para o público: uma entrega ao jogo interno, com carisma, trairagem e bom humor.

Nota 10
Para a inteligência de Jaquelline. O prêmio está em boas mãos. Ninguém foi tão consciente e focada e ligeira em relação ao público.

Nota 0
Para a pressão baixa de André. Ele demonstrou uma ótima noção cênica, mas se esforçava para brilhar apenas uma ou duas vezes por semana.

Nota 0
Para a presença de WL na final. Não podemos normalizar as plantas chegando tão longe! Mas é um cara gente fina.

Veja também

Fazendeira em dose tripla e namoro com Lucas: Jaquelline vence A Fazenda 15. Leia mais

Rixa com Paiol e parte íntima à mostra: André é vice-campeão de A Fazenda. Leia mais

Mentiras e 'vilania' deixam Márcia Fu em terceiro lugar de A Fazenda 15. Leia mais

Crias e invicto até a reta final: WL fica em quarto lugar de A Fazenda 15. Leia mais

Mais Chico Barney

Vôlei superou futebol como esporte mais importante, ao menos nos reaity shows. Leia mais

Quais são as páginas acusadas de propina por Rachel em A Fazenda? Leia mais