'A Casa do Dragão': episódio 3 avança no tempo e entra em clima de guerra
No terceiro episódio de 'A Casa do Dragão', passaram-se três anos desde o final do episódio anterior, quando Daemon (Matt Smith) e Corlys Velaryon (Steve Toussaint) declararam a Guerra pelos Degraus e o rei Viserys (Paddy Constantine) escolheu Alicent (Emily Carey) para ser a sua nova esposa.
Agora, lidamos com as consequências da guerra e as especulações sobre o futuro do reinado.
Quer entender o que aconteceu no episódio? Splash te conta!
A primeira cena do episódio mostra Daemon e seu dragão Caraxes em batalha, e o príncipe diz qual é o nome de seu maior inimigo. Trata-se de Craghas Drahar, príncipe-almirante da Cidade Livre de Myr e comandante do exército inimigo.
Em seguida, voltamos para a capital do reino, Porto Real, e o que vimos é algo inteiramente novo: o rei Viserys mostra aos seus súditos e conselheiros um menino de colo com os cabelos esbranquiçados, enquanto sua esposa, Alicent, aparece ao seu lado em um estágio avançado de gravidez. O menino, que está completando dois anos, é Aegon Targaryen, fruto do novo casamento do rei.
Enquanto o rei festeja, Lyonel Strong (Gavin Spokes) e Otto Hightower (Rhys Ifans) conversam ao lado, e discutem o futuro do reinado. Otto acha que Viserys vai nomear Aegon como herdeiro no lugar de Rhaenyra (Milly Alcock), mas Lyonel acredita que tal ideia não sairá da cabeça do rei, e que é função da Mão fazê-lo ver que o menino seria o melhor substituto.
O assunto continua repercutindo durante todo o episódio, assim como a situação nos Degraus. Quando conselheiros do rei tentam alertá-lo sobre a gravidade da guerra, ele ignora, mais preocupado com o paradeiro de sua filha mais velha.
Descobrimos, então, que Rhaenyra tornou-se uma jovem reclusa e mais rebelde desde o segundo casamento de seu pai. Avessa às próprias obrigações, ela mantém uma relação difícil com a nova rainha, de quem era grande amiga, e há um conflito de poder entre as duas — que ainda vai tomar proporções maiores ao longo da série.
A família real, então, sai em uma comitiva para apresentar Aegon ao reino, e os conflitos de Rhaenyra com seu pai e sua madrasta ficam mais evidentes.
A herdeira do trono sente-se ameaçada pelo nascimento do primeiro filho do sexo masculino de seu pai, e fica ainda mais enfurecida quando é cortejada por Jason Lannister (Jefferson Hall). A ideia de ser forçada ao casamento a irrita, ainda mais em uma situação que pode custar a ela o tão desejado Trono de Ferro.
A princesa então decide fugir, montada em seu cavalo, e o cavaleiro Criston Cole (Fabien Frankel), da Guarda Real, é quem assume a missão de ir atrás dela. A relação de confiança entre os dois vai crescendo, e surge uma proximidade que pode se transformar em algo a mais.
Quando Viserys recebe uma lança de presente de Jason Lannister, o jovem Leão menciona uma possível nomeação de Aegon ao posto de herdeiro, como se fosse um fato. O rei se irrita, e reforça que Rhaenyra continua sendo a próxima rainha, contestando uma possível rebelião contra a ideia de uma mulher ser a líder dos Sete Reinos.
Ou seja, a todo momento Viserys defende o direito de Rhaenyra ao trono, mas seus conselheiros e os líderes das demais Casas mostram que o menino seria melhor aceito e mais respeitado.
Por isso, há uma espécie de guerra fria de interesses que se desenrola ao redor do trono. O sempre meticuloso e sutil Otto Hightower sugere casar Rhaenyra e o jovem príncipe Aegon, seu irmão. Já Lyonel dá a ideia de a garota se casar com Laenor Velaryon, filho de Corlys, desde que o rapaz sobreviva à Guerra pelos Degraus.
A busca pelo cervo branco acaba servindo como metáfora para esta dúvida que paira sobre o futuro do reinado Targaryen.
Questionamento
Em conflito, Viserys confessa à esposa que nomeou Rhaenyra como sua herdeira para proteger o reino das intempéries de Daemon, e que não acredita mais no sonho profético que confidenciou à filha no primeiro episódio. Nesse momento, ele cogita ter estado errado quando acreditou que fazer de Rhaenyra a próxima líder dos Sete Reinos acertaria as coisas.
Enquanto as pressões aumentam, Viserys acaba sendo convencido a enviar ajuda para seu irmão e a Serpente do Mar nos Degraus.
O rei ainda tem outra conversa com a filha, e os dois se desentendem a respeito de casamento e da interferência de Viserys na Guerra pelos Degraus. Mais uma vez, ele diz a Rhaenyra que não quer substituí-la, mas reforça que ela deve se casar para prosperar. Por fim, dá a liberdade para buscar o marido que quiser.
Nos Degraus, Daemon vai se mostrando cada vez mais imprevisível enquanto perde força mesmo entre seus aliados. No entanto, ele consegue virar o jogo quando finge se render ao exército inimigo, e o episódio culmina em mais uma imponente batalha. Quando Daemon surge encurralado, a solução vem dos céus, e a série apresenta um terceiro dragão e um novo montador:
Trata-se de Laenor Velaryon, montado em Seasmoke. O rapaz deve ter mais visibilidade nos episódios seguintes, já que a ideia de ele ser o marido de Rhaenyra pareceu interessar a Viserys.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.