Topo

Pantanal

Tudo sobre a novela da Globo


Hotel? Casa de Zé Leôncio hospeda amigos, desconhecidos e até ex de rival

Pantanal: Zé Leôncio (Marcos Palmeira) recebe amigos, filhos e parentes de sua ex-mulher na fazenda - Reprodução/TV Globo
Pantanal: Zé Leôncio (Marcos Palmeira) recebe amigos, filhos e parentes de sua ex-mulher na fazenda Imagem: Reprodução/TV Globo

De Splash, em São Paulo

18/08/2022 04h00

Tenório (Murilo Benício) ficou furioso ao descobrir que a ex-mulher Maria Bruaca (Isabel Teixeira) está hospedada na fazenda do rival Zé Leôncio (Marcos Palmeira) em "Pantanal". Essa não foi a primeira vez que o casarão do fazendeiro acolheu uma pessoa dentro do enredo da trama da TV Globo.

A propriedade do "Rei do Gado" tem, praticamente, 90% das histórias da novela das 21h correndo em seus metros quadrados por não parar de receber pessoas. É quase toda semana tendo um novo morador.

Zé Leôncio, inicialmente, dividia o casarão somente com seus funcionários. Entretanto, a chegada dos filhos em sua vida trouxe novos rumos para sua história e muitos novos moradores para a sua casa.

Primeiros moradores

Na primeira fase da novela, a fazenda de Zé Leôncio (Renato Góes) contava apenas com o fazendeiro, Filó (Letícia Sales) e seus peões para cuidar dos animais e sair nas famosas comitivas.

Após uma viagem ao Rio de Janeiro, o fazendeiro retornou casado com Madeleine (Bruna Linzmeyer), mas pouco tempo após o nascimento de seu filho Jove viu a amada ir embora pelo incomodo de se sentir sozinha no casarão.

Assim, o "Rei do Gado" aceitou ficar à distância ajudando financeiramente na criação do filho e passou a cuidar de Tadeu, filho de Filó, como seu herdeiro pelo envolvimento com a funcionária.

José Leôncio (Renato Góes), Filó (Letícia Salles) e Tadeu (Lucas Oliveira dos Santos) na primeira fase de 'Pantanal' - Globo/João Miguel Júnior - Globo/João Miguel Júnior
José Leôncio (Renato Góes), Filó (Letícia Salles) e Tadeu (Lucas Oliveira dos Santos) na primeira fase de 'Pantanal'
Imagem: Globo/João Miguel Júnior

Chegada dos filhos

Na segunda parte de "Pantanal", Jove (Jesuita Barbosa) não aceitou as ordens de sua mãe e viajou para a fazenda do pai para conhecê-lo e entender o que motivou a ausência paterna durante a sua criação.

Em meio as brigas com o fazendeiro para se tornar um peão, Jove acabou se apaixonando por Juma (Alanis Guillen) e a colocou junto da amiga Muda (Bella Campos), companheira de vivência na tapera, para dentro da casa dos Leôncios.

Tia de Jove, Irma (Camila Morgado), que se envolveu com Zé Leôncio na juventude, decidiu ir morar com o ex-cunhado e affair após a morte da irmã e trouxe na bagagem a mãe Mariana (Selma Egrei) e o empregado Zaquieu (Silvero Pereira).

O casarão de Zé Leôncio ainda ganhou dois peões ao longo do tempo: Zé Lucas (Irandhir Santos) e Trindade (Gabriel Sater). O primeiro acabou descobrindo em papo com o dono da fazenda que era seu filho, mas acabou deixando a casa do pai após flertar com a mulher de Jove por ter engravidado Érica (Marcela Fetter) - sim, que também se hospedou na fazenda.

José Leôncio (Marcos Palmeira) com os filhos Jove (Jesuita Barbosa), José Lucas (Irandhir Santos) e Tadeu (José Loreto), de 'Pantanal' - Globo/João Miguel Júnior - Globo/João Miguel Júnior
José Leôncio (Marcos Palmeira) com os filhos Jove (Jesuita Barbosa), José Lucas (Irandhir Santos) e Tadeu (José Loreto), de 'Pantanal'
Imagem: Globo/João Miguel Júnior

Quem são os atuais moradores?

A fazenda de Zé Leôncio, atualmente, tem uma divisão de moradores entre o casarão e o galpão. Além da recém-chegada Maria Bruaca, a área nobre conta com o fazendeiro, Filó (Dira Paes), Jove (Jesuita Barbosa), Irma (Camila Morgado), Mariana (Selma Egrei), Zaquieu (Silvero Pereira) e Zefa (Paula Barbosa).

Na área do galpão da fazenda, os peões como Tadeu (José Loreto), Alcides (Juliano Cazarré) e Trindade (Gabriel Sater), além do casal Tibério (Guito) e Muda (Bella Campos), tomam de conta do local.

Ou seja, o casarão do Rei do Gado conta com nada mais, nada menos que um total de 13 moradores. A quantidade de pessoas poderia ser maior caso Zé Lucas (Irandhir Santos), Juma (Alanis Guillen) e Érica (Marcela Fetter) não tivessem deixado de habitar a propriedade.

Elenco de 1990 x elenco de 2022: quem é quem em 'Pantanal'