Topo

Pantanal

Tudo sobre a novela da Globo


Avião, chuva e flashback: como foi gravada a morte de Madeleine em Pantanal

Madeleine chora em meio a turbulência de avião a caminho do Pantanal - Reprodução/ TV Globo
Madeleine chora em meio a turbulência de avião a caminho do Pantanal Imagem: Reprodução/ TV Globo

Colaboração para Splash, em São Paulo

22/05/2022 10h57

A morte de Madeleine (Karine Teles) em "Pantanal" comoveu os fãs da novela das 21h da TV Globo. Já do ponto de vista da teledramaturgia, a cena da tragédia com a mãe de Jove (Jesuíta Barbosa) foi vista como grande feito da emissora carioca pela riqueza de detalhes de como se deu a despedida da personagem da trama.

A influenciadora digital embarcou com destino ao pantanal para ir atrás do antigo amor, José Leôncio (Marcos Palmeira). No trajeto, o avião, de modelo bimotor, enfrentou uma forte tempestade e acabou caindo em um rio repleto de piranhas.

Responsável pela gravação da cena, o diretor Thomaz Cividanes revelou que passou dois dias com uma equipe de mais de 50 profissionais para focar em ter o máximo de realismo no acidente aéreo.

"Em geral, a gente sabe que a Madeleine da primeira versão teve uma despedida inesperada por problemas pessoais. Não queria que a Madeleine da versão atual se despedisse do público de maneira leviana, supérflua. Queria que a cena fosse uma grande homenagem à personagem e à própria Karine, de quem sou muito, muito fã", explica Thomaz, em entrevista ao Gshow.

Pantanal: Plano sequência da gravação da cena da morte de Madeleine - Arquivo Pessoal/Thomaz Cividanes - Arquivo Pessoal/Thomaz Cividanes
Pantanal: Plano sequência da gravação da cena da morte de Madeleine
Imagem: Arquivo Pessoal/Thomaz Cividanes

Para a gravação da queda da aeronave com Madeleine, a equipe recebeu o texto da atriz Karine Teles na íntegra e desenvolveu um storyboard para definir como seria gravada cada plano sequência da cena. Assim, surgiu a ideia de ter a personagem com falas curtas e com flashback de sua vida.

"Pra isso, em conversa com a equipe de direção da novela, achamos que cabia um flashback, não pedido em texto, que fosse um grande filme da vida dela na novela. E esse flashback entra como uma suspensão do tempo. É como se, com o avião prestes a bater, o tempo parasse e passássemos a acompanhar a vida dela", explicou o diretor.

A cenografia reconstruiu a lateral da porta do avião em que a Madeleine está sentada, além de um trabalho super preciso da equipe de efeitos pra que toda a chuva e neblina imprimissem o pânico que é estar perdido no céu. Além do efeito de água final, que fizemos com água real na Karine. Por fim, a equipe de computação foi fundamental pra criar todos os balanços necessários pra simular a turbulência. Foi um trabalho em equipe, mesmo.
Thomaz Cividanes

Além do sentimento de satisfação com o sucesso da gravação, o diretor de "Pantanal" exaltou toda a entrega da atriz Karine Teles para dar a vida a Madeleine na segunda parte da trama.

"Para mim, foi uma das maiores honras profissionais da vida. Sou muito fã da Karine, mesmo. Devorei tudo quanto é filme e série dela. Ela é uma das pouquíssimas atrizes que me convencem a ir desesperado assistir a algo antes mesmo de saber do que se trata. Karine é um furacão em cena", finalizou.

Elenco de 1990 x elenco de 2022: quem é quem em 'Pantanal'