OpiniãoRenascer

Em remake, Globo corrige injustiça cometida na primeira fase de 'Renascer'

Aconteceu na noite desta segunda-feira (22) a aguardada estreia do remake de "Renascer" na Globo. Adaptação da trama homônima de 1993, a nova versão terá a responsabilidade de reerguer os índices de audiência do canal no horário nobre, elevando-os, se possível, ao patamar que não é visto na faixa desde o fim de outro remake: "Pantanal" (1990 / 2022).

O colunista Tony Goes, da Folha de S.Paulo, recordou o furor que o início da primeira versão gerou entre os telespectadores dos anos 90. "Assisti à versão original e acho que a primeira fase de 'Renascer' é a obra-prima do Benedito Ruy Barbosa. Lembro que, na época, as pessoas diziam: 'Que maravilha! Isso aqui podia virar uma minissérie', de tão boa que era."

Para ele, a Globo se retrata com a plateia do passado ao alongar o prólogo de "Renascer" nesta revisitação da história. "O público reclamou [em 1993] que havia sido muito curto, só sete capítulos. Agora parece que a Globo deu ouvidos à audiência, e esta primeira fase deve ter 13 capítulos. São três semanas e tanto [de duração]. Criaram até um personagem novo [para este período], que é um vilão feito pelo Enrique Diaz."

Apesar de reconhecer os riscos de se tomar liberdades criativas sobre um original tão marcante, Goes acredita que o adaptador Bruno Luperi se mostrará à altura deste desafio. "Você mexer em uma coisa que deu muito certo, como esta primeira fase, é sempre [um risco]. Tem que tomar muito cuidado. Mas o Bruno Luperi já mostrou que sabe fazer isso. Em 'Pantanal' [remake de 2022], ele trouxe elementos novos, personagem gay..."

Tony Goes: Caso Vanessa Lopes precisa servir de alerta para Globo no futuro

Vanessa Lopes, 22, causou alvoroço dentro e fora do BBB 24 (Globo) ao apertar, no final da semana passada, o famigerado botão da desistência, optando por deixar voluntariamente o programa. A influenciadora digital vinha demonstrando há dias sérios sinais de perturbação mental, que eram motivo de preocupação tanto entre o público como entre seus colegas da casa.

Tony Goes afirmou no programa Splash Vê TV considerar que faltou pulso firme da Globo na hora de tomar as rédeas da situação. "Acho que a Globo tem que interferir, sim, em casos como o da Vanessa Lopes, que foi extremamente doloroso de se acompanhar. [Tratava-se de] uma pessoa que está com sintomas de um problema mental, que pode ser até indício de esquizofrenia."

  • O Splash Vê TV é exibido ao vivo às segundas-feiras, a partir das 14h, no canal de Splash no YouTube, com as principais notícias do dia e comentários de Marcelle Carvalho e convidados. Assista à íntegra:

Errata:

o conteúdo foi alterado

  • A primeira fase de "Renascer" teve 7 capítulos em 1993 e, agora, terá 13. Anteriormente, o texto dizia que a primeira fase da versão original tinha duas semanas, enquanto a nova teria quase um mês. A informação foi corrigida.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Deixe seu comentário

Só para assinantes