Topo

Renato Góes deixou de ver 'Pantanal' para nova novela: 'Estava com medo'

Renato Góes interpreta Tertulinho em "Mar do Sertão" - Globo/Ronald Santos Cruz
Renato Góes interpreta Tertulinho em 'Mar do Sertão' Imagem: Globo/Ronald Santos Cruz

De Splash, no Rio

11/08/2022 13h57

Depois de viver José Leôncio na primeira fase de "Pantanal", o ator Renato Góes já tem data para voltar as telinhas: 22 de agosto. Ele é o protagonista de "Mar do Sertão", nova novela das 18h da TV Globo, ao lado de Sergio Guizé e Isadora Cruz. Para entrar na vida do novo personagem, o Tertulinho, ele teve de parar de ver a trama das 21h.

Em entrevista coletiva realizada para divulgar a novela nesta quinta-feira, o ator disse que precisou se "desconectar" do antigo personagem para viver o atual.

"Tudo o que eu construí do personagem vem da sinopse porque ela é muito boa. (O roteiro) era o que eu precisava para ter um caminho diferente de um trabalho recente, o Zé Leôncio, de 'Pantanal', e eu estava com medo disso. Parei de ver a novela, há tem dois meses que não vejo nada porque é um negócio automático. Na rua, as pessoas me chamavam de Zé Leôncio e eu respondia: 'oh...' (com a mesma entonação do personagem). Precisei desconectar", disse.

Ele ainda comemorou dar vida a personagens diferentes em um curto espaço de tempo e elogiou o roteiro. "É muito mais leve do que os últimos trabalhos que eu fiz. Chego leve e saio leve. Me divirto. Estou bem de pai e mãe também: Debora Bloch e José de Abreu", completou ele, que dá vida ao filho do coronel que detém o poder na cidade fictícia de Canta Pedra.

Mas Renato não é o único que emendou os trabalhos em "Pantanal" e em "Mar do Sertão". No remake das 21h, Giovana Cordeiro deu vida a prostituta Generosa, com quem José Leôncio (ainda interpretado por Drico Alves no capítulo de estreia) teve a primeira relação sexual e o filho primogênito, Zé Lucas de Nada. Agora, em "Mar do Sertão", ela é a sensual Xaviera, uma mulher casada que se apaixona pelo protagonista mulherengo.

"É curioso esse reencontro. Apesar de eu não ter contracenado com o Renato em 'Pantanal', a nossa história é frisada bastante. Muita gente na internet diz que a 'Generosa foi atrás de Zé Leôncio em Canta Pedra'", disse, aos risos.

Além deles, Enrique Diaz é outro nome que se de despediu de "Pantanal" e foi escalado para "Mar do Sertão". Em comum, Gil, do remake das 21h, e Timbó, da trama das 18h, homens simples que representam as mazelas da sociedade brasileira. Segundo a sinopse do folhetim, Timbó precisa driblar as consequências da seca para sobreviver no sertão, mas leva a vida com bom humor e um pouco de malandragem.

História de amor

Em 'Mar do Sertão', a próxima novela das seis, obra criada e escrita por Mario Teixeira e com direção artística de Allan Fiterman, Candoca (Isadora Cruz) e Zé Paulino (Sergio Guizé) são completamente apaixonados um pelo outro, mas são separados por uma manobra do destino: Zé Paulino sofre um acidente e é dado como morto. Depois de 10 anos, quando retorna, Candoca está casada com seu grande rival, Tertulinho (Renato Góes).

Essa história se desenrola em Canta Pedra, um lugar que, segundo contam, já foi mar e virou sertão. Assim, a profecia de Antonio Conselheiro de que o sertão vai virar mar é uma esperança para os moradores da pequena cidade fictícia da nossa trama: há muito tempo, o povo de Canta Pedra espera pela chuva enfrentando as dificuldades impostas pela seca.