Topo

Pantanal

Tudo sobre a novela da Globo


Assassinatos e castração: as maldades de Tenório na 1ª versão de 'Pantanal'

Tenório na versão antiga e atual de "Pantanal": vilão foi responsável por diversas maldades na trama - Reprodução/Globo
Tenório na versão antiga e atual de 'Pantanal': vilão foi responsável por diversas maldades na trama Imagem: Reprodução/Globo

Daniel Palomares

De Splash, em São Paulo

18/06/2022 04h00

Enquanto nos divertimos com as descobertas de Maria Bruaca ou o romance de Juma e Jove em "Pantanal", existe um personagem que realmente toca o terror na novela: Tenório.

Vivido por Murilo Benício, o fazendeiro já é o grande vilão da trama com seu jeito machista e preconceituoso, mas ainda nem mostrou de tudo que é capaz.

Na primeira versão da novela, o papel ficou a cargo do veterano Antônio Petrin, que também assombrou as vidas de José Leôncio e da família Marruá.

gfhjhjgh - Globo/João Miguel Júnior - Globo/João Miguel Júnior
Maria Marruá (Juliana Paes) e Gil (Enrique Diaz) em 'Pantanal'
Imagem: Globo/João Miguel Júnior

Senhor do destino

Se Juma perdeu sua família e Muda ficou obstinada por vingança, a culpa é de Tenório. Na trama, foi o fazendeiro que deu um golpe na família Marruá e iniciou a sucessão de tragédias da história.

Tenório vendeu terras que já tinham dono para Gil e Maria, o que acabou resultando num conflito que custou a vida do irmão de Juma, assassinado por grileiros. Por sua vez, Gil também se vinga matando o fazendeiro que acabou com seu filho, ninguém menos do que o pai de Muda.

No fim, o próprio Gil e sua mulher, Maria Marruá, acabam assassinados em decorrência de todo o sangue derramado pela armação de Tenório no passado.

tgtrgtr - Globo/João Miguel Júnior - Globo/João Miguel Júnior
Tenório (Mirulo Benício) com a sua segunda família: a companheira Zuleica (Aline Borges) e os filhos, Marcelo (Lucas Leto), Roberto (Caue Campos) e Renato (Gabriel Santana)
Imagem: Globo/João Miguel Júnior

Duas caras

Na trama original, assim como na atual, Tenório engana a mulher, Maria Bruaca, ao esconder uma família inteira que tem em São Paulo.

O Tenório de 1990 não revelava a segunda família pelo escândalo que seria um divórcio na época, enquanto que o de 2022 ganhou uma postura racista: ele não os assume por serem uma família negra.

De qualquer modo, a relação de Tenório com os filhos e as duas mulheres é a pior possível, revelando a faceta mais controladora e opressora do fazendeiro.

htrhtrtgr - Reprodução/Globo/João Miguel Júnior - Reprodução/Globo/João Miguel Júnior
Maria Bruaca foi interpretada Angela Leal em 1990 e agora por Isabel Teixeira
Imagem: Reprodução/Globo/João Miguel Júnior

A próxima vítima

Tenório resolve seus problemas mandando matar seus inimigos. Em "Pantanal", é ele o responsável por encomendar o assassinato de diversos personagens.

Quando descobre que Bruaca o havia traído, Tenório encomenda a morte da mulher. O fazendeiro também faz de tudo para acabar com a família de Zé Leôncio, ordenando que ele e os filhos sejam assassinados.

Outro que entra na mira é o peão Alcides, com quem Bruaca se envolve, e que acaba sendo o responsável pelo fim do rastro de terror do fazendeiro.

trhtrtr - Divulgação - Divulgação
Maria Bruaca (Angela Leal) e Alcides (Angelo Antônio) em 'Pantanal' (1990)
Imagem: Divulgação

Fera ferida

Em uma das cenas mais marcantes da novela original, Tenório tenta castrar Alcides após descobrir que ele estava tendo um caso com sua mulher.

"Olhei para a cara do diretor e vi lágrimas saindo pelos seus olhos. Aquilo me provocou muito, redobrou a minha emoção, eu tremia. Falando disso agora parece que estou sentindo a mesma coisa. Foi um dos momentos mais marcantes da minha trajetória como ator", relembrou Antônio Petrin sobre as gravações.

Na época da novela, sua casa em São Paulo chegou a ser apedrejada pelas maldades que Tenório cometia.

htj - Reprodução/ YouTube/ Canal Vida Melhor - Reprodução/ YouTube/ Canal Vida Melhor
Antônio Petrin, 83 anos, fez o papel do conservador Tenório Nogueira na primeira versão de "Pantanal"
Imagem: Reprodução/ YouTube/ Canal Vida Melhor

O salvador da pátria

Tenório encontrou seu fim justamente nas mãos de Alcides, quem tanto tentou exterminar. Na reta final da novela, é o peão que acaba matando o fazendeiro.

Preso em uma emboscada, o fazendeiro é atingido por uma adaga na barriga pelo inimigo e cai no rio. Seu fim é o mesmo de Levi: acaba devorado por piranhas na água.