PUBLICIDADE
Topo

Pantanal

Tudo sobre a novela da Globo


Ângelo Antonio lembra cena de castração em 'Pantanal': 'Foi assustador'

Maria Bruaca (Angela Leal) e Alcides (Angelo Antônio) em "Pantanal" (1990) - Divulgação
Maria Bruaca (Angela Leal) e Alcides (Angelo Antônio) em 'Pantanal' (1990) Imagem: Divulgação

De Splash, em São Paulo

25/05/2022 09h10

Ângelo Antonio interpretou Alcides na primeira versão de "Pantanal", que foi ao ar em 1990 na TV Manchete. Logo em sua primeira atuação em novela, o ator lidou com uma das cenas mais polêmicas da produção: a castração do peão.

O momento ocorre quando Tenório, interpretado por Antonio Petrin, descobre o caso de Alcides com Maria Bruaca, vivida por Ângela Leal.

"Foi assustador. A gente não acreditava (que ia fazer a cena). Lembro de ser um momento de muita surpresa e impacto. Imagina isso no ar naquela época?", disse Ângelo em entrevista ao O Globo.

Alguns capítulos depois, porém, o peão se vinga e mata Tenório. Ele revela para Bruaca que não teve o órgão genital atingido na hora da castração, o que Ângelo acredita ter sido uma resposta à comoção dos espectadores da novela.

O ator lembrou ainda que conseguiu o papel em "Pantanal" por influência de Cássia Kiss, que deu vida à Maria Marruá na primeira versão.

"Estava fazendo uma peça com a Cassia, e ela ia fazer a novela. Fiz o teste por indicação dela. Lembro que tinha uma cena num barco, mas num estúdio", comentou.

Elenco de 1990 x elenco de 2022: quem é quem em 'Pantanal'


Guta ameaça deixar Tadeu se o peão romper com José Leôncio

Mariana insiste em dizer que não vai para o Pantanal. José Lucas comenta com José Leôncio que ele foi muito duro com Tadeu. Zuleica fica estarrecida quando Marcelo revela que sabe que Guta é sua irmã. Jove discute com José Lucas por causa de Juma, e Tibério impede que os dois irmãos se agridam fisicamente. Tenório instiga Tadeu a brigar com José Leôncio e exigir do pai sua parte da herança em bois, prometendo ao peão parte das terras de sua fazenda. José Lucas diz a Tibério que irá tirar Juma da cabeça. Alcides acusa Tenório de querer se aproveitar de Tadeu para ganhar dinheiro. Guta ameaça deixar Tadeu se o peão romper com José Leôncio.