Topo

Lina diz que ideologia de gênero já existe em escolas: 'Queremos é ampliar'

BBB 22: Linn da Quebrada conversa com brothers na área externa - Reprodução/Globoplay
BBB 22: Linn da Quebrada conversa com brothers na área externa Imagem: Reprodução/Globoplay

Colaboração para Splash, em São Paulo

30/03/2022 14h58

Enquanto pegava sol no gramado próxima da piscina, Linn da Quebrada, a atual líder do "BBB 22" (TV Globo), bateu um papo com brothers sobre representatividade e ideologia de gênero.

A cantora começou defendendo a importância de ter corpos diversos sendo representados:

Por ter essa inversão, isso já chama a nossa atenção. Em todas as figuras que a gente vê, é a representação do corpo branco, biologicamente... A gente não vê outros corpos, a gente não vê outro tipo de beleza, a representação de um corpo negro, de um corpo com vitiligo. Se isso minimante é falado, vai se naturalizando, né? Quando a gente encontra com esses corpos, não fica uma coisa sobrenatural. A gente entende, sabe que existe pessoas com vitiligo, com deficiência, sabe que existem corpos gordos. Linn da Quebrada

"Depois que eu li, eu comecei a achar isso: todo adolescente [...] tinha que ler aquele livro 'Sapiens'", comentou Pedro Scooby. Em seguida, Linn declarou que já existe uma ideologia de gênero sendo ensinadas nas escolas:

É isso, é o que eu estava falando. Há uma ideologia de gênero. Quando se discute e fala isso: 'Não existe isso, eles estavam falando em construir uma ideologia de gênero'. Já existe uma ideologia de gênero que é passada nas escolas e que é de maneira muito estreita. O que a gente quer é ampliar, não é apagar essa história. É falar: 'Assim como existem esses corpos, existem outros corpos também'. É naturalizar para que a gente não se torne uma aberração aos olhos dos outros. É tão simples. Linn da Quebrada

"Acho que esse livro, se botasse esse livro, acho que é 'Breve História da Humanidade o nome', seria perfeito porque ia ler o livro e entender, acabou, pronto", disse o surfista.

"É simples, mas é complexo, né?", comentou Linn, e Scooby concordou:

Eu estou falando assim porque, eu acho, que a sociedade quer que se cresça dentro desse molde que a sociedade impõe. Pedro Scooby

"Porque isso é mais fácil, mais disciplinar. É mais fácil de disciplinar, doutrinar, de colocar no eixo também", concordou a cantora. "Triste", lamentou o surfista.

"Triste, cruel, mas real", finalizou Linn.

Com a saída de Lucas, qual é o preferido do top 10 para vencer o 'BBB'?

Enquete encerrada

Total de 96187 votos
40,06%
Reprodução/Instagram @bbb
39,16%
Reprodução/Playplus
7,07%
Reprodução/Instagram @bbb
6,21%
Reprodução/Instagram @bbb
2,55%
Reprodução/Instagram @bbb
1,02%
Reprodução/Instagram @bbb
1,00%
Reprodução/Globoplay
0,98%
Reprodução/Instagram @bbb
0,98%
Reprodução/Instagram @bbb
0,98%
Reprodução/Instagram @bbb
A votação do UOL não possui caráter cientifico ou influência sobre o resultado do programa da TV Globo

Veja agora: 'Realities - O Brasil na TV'

A gente já conversou com os ex-BBBs arrependidos, com os que causaram polêmica e agora, em "Realities - O Brasil na TV", documentário em três episódios produzido por Splash e MOV.doc, contamos os primórdios e os bastidores dos reality shows no Brasil.