Topo

House of Quebrada: entenda o significado por trás do tema da festa de Lina

BBB 22: Lina terá festa da liderança inspirada em "ballroom"  - Reprodução/Globoplay
BBB 22: Lina terá festa da liderança inspirada em "ballroom" Imagem: Reprodução/Globoplay

Colaboração para Splash, em São Paulo

30/03/2022 13h38

A "Linnderança" chegará ao fim nesta noite e, como de costume, o "BBB 22" (TV Globo) vai dar uma festa em homenagem a Lina para fechar a semana com chave de ouro.

O tema promete ser único e especial: House of Quebrada! A festa terá o estilo vogue anos 80 com itens para eles se "montarem", bem RuPaul's Drag Race, e promete honrar a cultura ballroom, que tem um significado importantíssimo pra a comunidade LGBTQIA+. Você sabe por quê?

Vem com a gente que o Splash explica!

O ballroom nasceu a partir da ideia de Crystal LaBeija, uma mulher trans, drag que, cansada de não ter visibilidade por ser LGBTQIA+ e negra, fundou a primeira house, ou "casa", de voguers (dançarinos). Os bailes eram eventos de muito glamour, com danças, roupas e estilos envolventes, banhados em brilho e, principalmente, resistência LGBTQIA+, nos quais se dançava um estilo muito conhecido hoje em dia: o vogue. Criado por Paris Dupree, a dança surgiu a partir de movimentos imitando as capas da revista de mesmo nome ao som de batidas de música, tornando-se uma categoria para os 'balls' e competições.

As "houses" competiam entre si, e os dançarinos eram avaliados pela performance, mas também por sua aparência, looks, maquiagens e poses, disputando prêmios em dinheiro e troféus. As casas se tornaram muito populares em solo americano abrigando trans, travestis, drags, pessoas queer negras e latinas e em situação de vulnerabilidade, sendo administradas por um pai (father) ou mãe (mother), que eram o ponto de referência e liderança para quem se unia à causa.

A famosa e pioneira House of LaBeija existe até hoje e continua sendo um ponto de acolhimento para muitas pessoas.

bbb - Reprodução - Reprodução
BBB 22: Crystal LaBeija, fundadora da primeira house americana
Imagem: Reprodução

Apesar de ter sido criado dentro do movimento LGBTQIA+, o voguing só atingiu o mainstream após Madonna descobrir a dança através de um dançarino latino e fundador de outra respeitada casa: a House of Xtravaganza, criada por José Xtravaganza.

Os movimentos encantaram a rainha do pop de tal forma, que ela criou uma música inspirada na dança e elevou o movimento a outro patamar. A canção de mesmo nome é, até hoje, considerada um dos maiores sucessos de Madonna.

bbb - Reprodução/YouTube - Reprodução/YouTube
BBB 22: Madonna no clipe de 'Vogue'
Imagem: Reprodução/YouTube

Quer saber mais sobre o tema? Então, confira uma lista de programas para você assistir:

Legendary (2020)

Transmitido pela HBO Max, Legendary é uma série que mostra dançarinos de vogue competindo entre si por suas casas, com o objetivo de alcançar um grande prêmio em dinheiro. Com muita música, glamour e desfiles de moda icônicos, a série - que já possui duas temporadas - reconta os clássicos bailes dos anos 80 e 90, onde Crystal LaBeija iniciou seu movimento.

bbb - Divulgação - Divulgação
Legendary, reality show da HBO Max sobre a cultura ballroom
Imagem: Divulgação

Pose (2016)

É uma série sobre a comunidade LGBTQIA+ afro-americana e latino-americana da cidade de Nova York. Tranmistida pelo Star + e Netflix, a série é ambientada em 1987 e acompanha Blanca (MJ Rodriguez) em sua jornada para abrir um salão de beleza e ser bem-sucedida. Pose também aborda temas como AIDS e experiências pessoas dentro da comunidade LGBTQIA+.

bbb - Getty Images - Getty Images
MJ Rodríguez, estrela de "Pose"
Imagem: Getty Images

How Do I Look (2006)

É um documentário dirigido por Wolfgang Busch que explora a cultura ballroom nos anos 1990, em Harlem, nos Estados Unidos. Busch trouxe à tona os preconceitos sofridos por pessoas trans e travestis, durante essa época e pode ser assistido pelo YouTube.

bbb - Reprodução - Reprodução
BBB 22: How Do I Look, documentário de Wolfgang Busch
Imagem: Reprodução

Após saída de Lucas, qual é o participante mais odiado do top 10 do 'BBB'?

Enquete encerrada

Total de 16047 votos
30,47%
Reprodução/Instagram @bbb
15,08%
Reprodução/Instagram @bbb
14,81%
Reprodução/Instagram @bbb
14,62%
Reprodução/Playplus
9,31%
Reprodução/Globoplay
8,94%
Reprodução/Instagram @bbb
3,33%
Reprodução/Instagram @bbb
1,81%
Reprodução/Instagram @bbb
1,11%
Reprodução/Instagram @bbb
0,52%
Reprodução/Instagram @bbb
A votação do UOL não possui caráter cientifico ou influência sobre o resultado do programa da TV Globo

Veja agora: 'Realities - O Brasil na TV'

A gente já conversou com os ex-BBBs arrependidos, com os que causaram polêmica e agora, em "Realities - O Brasil na TV", documentário em três episódios produzido por Splash e MOV.doc, contamos os primórdios e os bastidores dos reality shows no Brasil.