Topo

'Principal estrategista' dos últimos BBBs analisa jogo de Arthur Aguiar

Diego Sabádo, participante do "BBB 18", foi apontado como maior estrategista por Tiago Leifert - Reprodução/TV Globo
Diego Sabádo, participante do "BBB 18", foi apontado como maior estrategista por Tiago Leifert Imagem: Reprodução/TV Globo

Weslley Neto

De Splash, em São Paulo

07/03/2022 04h00

O escritor, filósofo e psicoterapeuta paraense Diego Sabádo foi citado por Tiago Leifert, ex-apresentador do "BBB", durante participação no "Fenômenos Podcast", atração apresentada pelo streamer Gaules e o ex-jogador de futebol Ronaldo.

Leifert, que apresentou o reality por cinco temporadas antes de anunciar a saída em 2021, afirmou que Diego, do "BBB 18", foi o "principal estrategista" que ele acompanhou na casa.

"O cara que jogou com tudo contra e foi o melhor. Diego era demais. Entrou lá, viu o elenco e entendeu que perderia. Como não ia ganhar, decidiu se divertir. Foi craque", opinou o jornalista ao responder à questão levantada por Ronaldo.

Ele dominou o jogo por semanas. Sabia em quem todo mundo ia votar e acertava os placares das votações.
Tiago Leifert

Em conversa com Splash, Diego Sabádo admitiu que a visão do ex-apresentador do "BBB 18" está correta. "Vi que algumas pessoas tinham um apelo muito maior. Não daria para construir uma torcida".

Diplomacia

Diego afirma que iniciou o "BBB 18" formando um grupo com Patrícia, Ana Paula, Caruso, Viegas, Wagner e Nayara. Além de criar uma "base", o participante lembra a "relação diplomática" com outras pessoas para não receber votos.

"A minha ideia era fazer tudo para me proteger e proteger os meus aliados. Sempre tínhamos sete votos na mão para fazer a contagem. Eu conseguia fazer essa articulação. O jogo interno é isso: ter uma relação de confiança e troca com o maior número de pessoas, para que elas não votem em você e também te protejam".

Ele explicou ter uma "trégua" no jogo com 16 dos 18 participantes que disputaram o reality. Apenas Gleici, vencedora da edição, e Ana Clara, hoje uma das apresentadoras da TV Globo, não se aproximavam do escritor.

Nosso jogo foi muito bom. Mandávamos quem a gente queria para o paredão. Eles não saíam, mas a gente conseguia mandar.
Diego Sabádo

O que deu errado?

Diego destacou dois pontos que atrapalharam o seu jogo no BBB: a ausência de uma preocupação com o jogo externo, conversado diretamente com o público, e os embates com Gleici Damasceno na casa.

"O jogo acabou quando a Gleici retornou do paredão falso. Já percebemos que ela seria a campeã do jogo. Ali não tem o que fazer, é como tomar 7 a 0 e tentar fazer o gol de honra. Ela voltou, colocou a Patrícia naquele paredão e eu saí na semana seguinte", lembrou.

O filósofo admite que tentaria outra estratégia se soubesse que Gleici era querida pelo público. "Lá dentro é difícil ter esse entendimento."

"Era uma pessoa que não participava de nada na casa. Não estava presente nas brincadeiras, conversas. Não era nem 'planta', porque a planta ainda conversa, ri. Mas não era a percepção do público por toda a imagem construída no programa. Não era o que víamos lá dentro", disse sobre a vencedora da edição.

Gleici era uma pessoa desagradável para nosso grupo. Ela fazia caras para nós, nunca estava junto, era um pouco esnobe. Não gostávamos dela, queríamos tirar do programa.
Diego Sabádo

Quem mais jogou bem?

Diego Sabádo analisou quem foram os melhores jogadores que participaram do "BBB" desde que ele deixou o programa. Para ele, Arthur Aguiar tem o melhor desempenho da atual edição.

"Ele não faz a linha do gamer, mas sim o jogo completo, dentro e fora da casa. Ele ganhou uma prova do anjo e não deu o monstro para a Jade, justificando a percepção dele, deixando ela de canto. Isso é interessante. Não sei se ele vai ganhar, mas está fazendo algo diferente".

"O Douglas, no início, ficou com raiva por ganhar uma prova do líder. O Pedro Scooby nem sabia em quem queria votar. A mulher da Ludmilla entrou, saiu e não entendemos o que ela pretendia. Algumas pessoas do camarote a gente costuma brincar que são 'vagas perdidas'", completou.

Apesar de apostarem em estilos totalmente diferentes, Diego também apontou Felipe Prior (BBB 20) e Viih Tube (BBB 21) como jogadores que fizeram a diferença em suas edições.

"O Pyong quase foi um grande jogador, mas foi consumido pelo ego. Ele se colocou no paredão e acabou se queimando com algumas atitudes. O Rodrigo, neste ano, também não fez um bom jogo. Jogar estrategicamente o 'BBB' é compreender como funciona, fazer as amizades e combinar estes votos de forma discreta. Acho que não tivemos uma pessoa assim depois que saí", afirmou.

O primeiro passo é não dizer que você é o estrategista para quem está na casa. Viva, brinque, converse e faça seu jogo de forma discreta, mas fale sobre isso abertamente com o seu público.
Diego Sabádo

Após eliminação de Larissa, qual é o participante mais odiado do 'BBB 22'?

Enquete encerrada

Total de 15375 votos
38,94%
Reprodução/Instagram @bbb
31,31%
Reprodução/Instagram @bbb
12,96%
Reprodução/Instagram @bbb
2,93%
Reprodução/Instagram @bbb
2,67%
Reprodução/Instagram @bbb
2,60%
Reprodução/Instagram @bbb
2,39%
Reprodução/Instagram @bbb
2,02%
Reprodução/Playplus
1,12%
Reprodução/Instagram @bbb
0,97%
Reprodução/Globoplay
0,88%
Reprodução/Instagram @bbb
0,66%
Reprodução/Instagram @bbb
0,30%
Reprodução/Instagram @bbb
0,25%
Reprodução/Instagram @bbb
A votação do UOL não possui caráter cientifico ou influência sobre o resultado do programa da TV Globo

Os ex-BBBs que ficaram ainda mais famosos