Topo

Pocah relembra violência física: 'Poderia não estar aqui'

Pocah lança o clipe de 'Muito Prazer'
Pocah lança o clipe de 'Muito Prazer'
Ernna Cost/Divulgação

De Splash, em São Paulo

30/07/2021 12h30

Pocah que usar sua voz para inspirar. A cantora começa hoje o que ela chama de nova era com o clipe de "Muito Prazer". Cheia de interpretações, a música é sim sobre sexo oral, mas também uma apresentação da nova Pocah (agora loira) mostrando que boca é para cantar, beijar e falar.

Sem qualquer tabu.

Ernna Cost/Divulgação - Ernna Cost/Divulgação
Pocah nos bastidores de gravação do clipe 'Muito Prazer'
Imagem: Ernna Cost/Divulgação
Continua depois da publicidade
Minha voz fez com que eu conquistasse tantos sonhos, chegar a patamares inimagináveis. Eu vim lá de baixo, de Duque de Caxias, não tinha perspectiva nenhuma.

A Viviane que se transformou na MC Pocahontas e depois, Pocah, soma 11 anos de carreira. Mas foi só agora, em 2021, que ela mostrou a cara para todo Brasil quando topou participar do "BBB 21". O reality show trouxe um público ainda maior que o do funk e a transformação refletiu também na sua música.

"Muito Prazer" tem, claro, as batidas inconfundíveis do funk. Mas traz também os sons do reggaeton e do trap, e uma letra muito mais cantada, apostando na potência da voz de Pocah. O clipe, o mais conceitual da carreira, tem jogos de sombra, cena de dança na chuva, balé e a aproxima de uma diva pop.

Busquei uma personagem para esse cabelo loiro. É uma vilã. Ela é malvadona, bem distante da Pocah morena.
Continua depois da publicidade
Ernna Cost/Divulgação - Ernna Cost/Divulgação
Agora loira, Pocah posa com um dos figurinos do clipe 'Muito Prazer'
Imagem: Ernna Cost/Divulgação

Grito de liberdade

Na luta para fazer as mulheres se libertarem, Pocah admite já ter se sentido reprimida pelos próprios desejos. Hoje, quer mostrar que está tudo bem gostar e falar de sexo abertamente, mas acredita que ainda temos um longo caminho pela frente. "Muita gente ainda implica com isso".

'Muito Prazer' é um grito de liberdade. É sobre sexo oral, e também pode não ser. Tem duplo sentido. Rebolo a raba, sou uma mulher livre, mas também inspiro milhares de mulheres.
Ernna Cost/Divulgação - Ernna Cost/Divulgação
Pocah aposta em balé e cores sóbrias no clipe de 'Muito Prazer', que inicia a nova era de sua carreira
Imagem: Ernna Cost/Divulgação
Continua depois da publicidade

Determinada a não ficar em uma caixinha, a cantora também fala abertamente de seu passado e suas vivências, inclusive as memórias nem tão boas assim. "Muito Prazer" é apenas a primeira música de um álbum completo em que Pocah planeja revisitar cada fase de sua vida e carreira.

Meu álbum vai contar muito da minha história, minha vida como cantora, minha experiência como mãe, como mulher apaixonada, como noiva. Tem também muito da minha infância.

Sobrevivente

Recentemente, Pocah se posicionou firmemente ao comentar o caso do DJ Ivis, preso por lesão corporal ao agredir a mulher. Ela contou sobre sua própria experiência com a violência doméstica, relatando que foi agredida pelo parceiro durante a gravidez de sua filha Vitória, que hoje tem 5 anos.

Ernna Cost/Divulgação - Ernna Cost/Divulgação
No primeiro álbum da carreira, Pocah quer falar de suas vivências
Imagem: Ernna Cost/Divulgação
Continua depois da publicidade
Só falei um terço do que eu já sofri. E quando eu falo o que eu já sofri, não quero um olhar de pena. Quero que vejam que eu fui muito forte para conseguir superar o que eu sofri.

Hoje, distante de seu agressor e feliz com seu noivado com Ronan Souza, com quem está desde 2019, a cantora já planeja o casamento e se diz uma sobrevivente. E não pretende economizar palavras para alertar e apoiar outras mulheres que passam por situações parecidas com a que ela enfrentou.

Eu poderia nem estar aqui. Muitas vezes achei que seria vítima do feminicídio. Hoje dou o testemunho meu de sobrevivência, de luta, de resistência e posso dar voz a essas mulheres.