Topo

Marcelle Carvalho

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Erika Januza vive modelo com drama fatal em 'Verdades Secretas 2'

Erika Januza dá vida a Laila, modelo que é induzida a entrar no mundo dos remédios para emagrecer pela dona da agência - reprodução/instagram
Erika Januza dá vida a Laila, modelo que é induzida a entrar no mundo dos remédios para emagrecer pela dona da agência Imagem: reprodução/instagram

Colunista do UOL

14/10/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Mais uma história para me deixar ansiosa pela estreia de "Verdade Secretas 2", dia 20, às 21h30, no Globoplay. Como eu não gosto de ficar na expectativa sozinha, divido com vocês, meus amigos, o que vai ser de Erika Januza, um dos novos rostos na continuação da obra de Walcyr Carrasco.

Porém, se você não gosta de saber de nada, aviso que a partir daqui teremos spoiler.

novela Globoplay - reprodução/instagram - reprodução/instagram
Erika Januza perdeu 9 quilos para viver a modelo com distúrbio alimentar em "Verdades Secretas 2"
Imagem: reprodução/instagram

Na trama, a atriz é Laila, uma das modelos da agência comandada agora por Blanche (Maria de Medeiros). Fora do casting do "book rosa", seu drama vai envolver remédios para emagrecer na busca pelo corpo perfeito. Dependente dos medicamentos, ela desenvolverá um sério distúrbio alimentar, que a levará à morte.

Mas vamos voltar um pouco e contextualizar toda a situação.

Laila é uma mulher linda, casada com Ariel (Sérgio Guizé), e sonha em ser modelo. O marido, dono de uma boate, começa a ter um caso com Blanche, conta para ela o desejo de sua mulher e pede para ela dar uma força. Superinteressada no empresário, a dona da agência aceita, a contragosto, ter Laila no quadro de funcionários.

novela Globoplay - reprodução/instagram - reprodução/instagram
Sérgio Guizé e Erika Januza formam o casal Ariel e Laila, em 'Verdades Secretas 2'
Imagem: reprodução/instagram

Porém, a mesma mão que dá, tira. Blanche coloca seu melhor sorriso falso, elogia a beleza da moça, mas mente dizendo que ela está um pouco acima do peso. Ao mesmo tempo, a induz a tomar remédios para emagrecer, as famosas 'bolinhas'. E pede que seja um segredo delas.

O uso dos medicamentos deixa Laila fora de si. Com humor oscilante e uma certa agressividade, a modelo começa a deixar Ariel bastante preocupado. A dependência dos remédios chega a um ponto que ela não consegue enxergar que está doente, que já desenvolveu a anorexia. Justamente o distúrbio alimentar é que será o causador da morte da modelo.

novela Globoplay - reprodução/instagram - reprodução/instagram
Em 'Verdades Secretas 2', a Laila de Erika Januza se afunda no mundo das 'bolinhas' e seu destino vai ser fatal
Imagem: reprodução/instagram

Vamos combinar que levantar essa discussão - a busca pelo corpo perfeito - através da personagem é bastante válida. Infelizmente, não é raro vermos jovens se violentarem para se enquadrarem a um padrão muitas vezes cruel de beleza. Existem relatos e mais relatos de modelos, principalmente, que desenvolveram distúrbios alimentares justamente por ouvirem comentários sobre seus corpos. Há quem já teve à beira da morte devido a isso.

Drogas e redenção

"Verdades Secretas" já tinha chamado atenção para o lado sombrio da profissão de modelo, não só com o book rosa, como também com as drogas - situações que ainda vão aparecer nesta sequência. A personagem de Grazi Massafera, a modelo Larissa, no início da novela, usava de forma, digamos, recreativa, até para aguentar o tranco quando tinha que se prostituir.

novela Globoplay - Reprodução/Globo - Reprodução/Globo
Grazi Massafera se destacou na série "Verdades Secretas" para viver a modelo Larissa, que acaba de afundando nas drogas e vai parar na cracolândia.
Imagem: Reprodução/Globo

Porém, o problema foi ficando cada vez pior, a necessidade de drogas mais fortes foi aumentando até a modelo chegar ao crack. A partir daí, Larissa chegou muito perto da morte e, após um estupro coletivo na Cracolândia, local onde passou a viver, ela aceitou ajuda de um missionário que tentava tirar os viciados das ruas.

Ele, então, a convence ir até sua igreja e diz que aceitar Jesus é o caminho mais seguro de se livrar do vício. Já no culto, a ex-modelo promete mudar de vida.