OpiniãoNovelas

Erro com 'Elas por Elas' serve de lição para a Globo, diz Sandro Nascimento

A má fase da Globo com seu trio de novelas inéditas, "Elas por Elas" (18h), "Fuzuê" (19h) e "Terra e Paixão" (21h), foi assunto do programa Splash Vê TV na segunda-feira (30). A apresentadora Marcelle Carvalho recebeu Sandro Nascimento, colunista do NaTelinha, para analisar as tramas.

Sandro diz acreditar que a crise que o canal carioca enfrenta hoje nos folhetins não tem precedentes históricos. "A Globo está passando pela sua pior crise na dramaturgia. O canal nunca enfrentou tantos problemas ao mesmo tempo em suas novelas — problemas de audiência e de história."

Ele destacou a sangria de audiência que a trama das 19h tem enfrentado desde que estreou. "A novela 'Fuzuê' começou muito bem, mas, ao longo do tempo, o público não comprou aquele mistério do tesouro. Aí as pessoas vão deixando de assistir. De cada 100 pessoas que assistiam a 'Vai na Fé', um quarto desligou a televisão."

A releitura de "Elas por Elas", na avaliação de Sandro, peca pelo excesso de liberdade criativa sobre o original de 1982. "A Globo precisa tirar uma lição de 'Elas por Elas', [que é] como não fazer um remake. Por exemplo, em 'Pantanal', o Bruno Luperi fez uns ajustes na história, mas mantinha até os diálogos [da obra original] — tanto que a galera da internet comparava uma cena feita na Manchete com uma cena feita na Globo e você via que os diálogos eram iguais."

Para ele, não há por que alterar, ao atualizar determinada obra, elementos que funcionaram bem no passado. "Quando se propõe a fazer o remake, muitas vezes o autor — talvez [movido] pela vaidade — quer dar um pouco da sua identidade no texto. Só que ele vai mexer num texto que é clássico! Acho que o grande erro é mexer. Quando você transforma em uma nova novela, mexe em coisas que deram certo - e por que mexer?"

  • O Splash Vê TV é exibido ao vivo às segundas-feiras, a partir das 14h, no canal de Splash no YouTube, com as principais notícias do dia e comentários de Marcelle Carvalho e convidados. Assista à íntegra:

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Deixe seu comentário

Só para assinantes