Topo

Marcelle Carvalho

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Especial 'Falas da Vida' quer quebrar o preconceito e dar voz aos idosos

Francisco de Assis, Seu Chicão, é um dos personagens do especial "Falas da Vida" - João Miguel Junior/Rede Globo/Divulgação
Francisco de Assis, Seu Chicão, é um dos personagens do especial 'Falas da Vida' Imagem: João Miguel Junior/Rede Globo/Divulgação

Colunista do UOL

10/09/2021 14h34

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Meu pai está a dois meses de completar 100 anos. Lúcido, faz a nossa alegria com suas tiradas e ensinamentos. Sei bem o privilégio de ter por perto alguém tão sábio e ainda capaz de transmitir tanto. Mas, infelizmente, há senhores e senhoras que a partir de certa idade, não são vistos como produtivos, são colocados à margem e, muitas vezes, considerados um estorvo. Para mostrar que não é assim que a banda toca, a TV Globo estreia o especial "Falas da Vida", em 1º de outubro, Dia Internacional dos Direitos da Pessoa Idosa.

A data marca o combate a todo tipo de preconceito e dá voz para essas pessoas, que estão cada vez mais ativas, presentes e necessitadas de reconhecimento dos seus direitos constitucionais. A idade chegou, mas não significa que a vida tenha acabado, minha gente! É justamente isso que o especial vai mostrar. O idosos participam da geração de riqueza na sociedade, moram em vários arranjos familiares e têm renda média em torno de R$ 2.200,00. Mesmo aposentados, trabalham, geram renda e cuidam da família. Muitas vezes, são as pessoas mais importantes da casa, os chefes do lar. Ou seja, quebram tabus associados com a ideia de velhice do século passado.

Inclusive, estão enganados quem pensa que os senhores e as senhoras que vivem em instituições de longa permanência para idosos (ILPI) estão parados. Entre os personagens do especial está seu Francisco de Assis, mais conhecido como Seu Chicão, de 89 anos. Morador de uma ILPI há 16 anos, em São Paulo, ele faz questão de mostrar que está em plena atividade. Diariamente, ele cuida do abacateiro do jardim. Tem dias que colhe até 15 abacates com uma engenhosa traquitana inventada por ele. Alto astral e alegre, agradece profundamente pelo teto que tem e as pessoas do residencial são sua grande família, já que não tem ninguém além de suas lembranças e memórias. Apaixonado pela Folia de Reis, recorda com alegria seus tempos de folião. A gaita e o cavaquinho são suas paixões.

"Falas da Vida" é mais um especial pautado em causas sociais que a TV Globo vem exibindo desde o ano passado. Antes, tivemos o "Falas Negras", "Falas de Orgulho" e "Falas da Terra". Bela iniciativa trazer à baila assuntos relevantes e de total urgência para serem discutidos por toda a sociedade.