Topo

Luciana Bugni

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Post de Dom Piovani prova que mãe tinha razão: criança não deve ter celular

Scooby rebateu acusações de Luana sobre pensão e guarda dos filhos - Reprodução/Instagram
Scooby rebateu acusações de Luana sobre pensão e guarda dos filhos Imagem: Reprodução/Instagram

Colunista do UOL

28/01/2023 11h31

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

As brigas públicas de Luana Piovani e Pedro Scooby sobre a educação dos filhos dividem opiniões. Como são geralmente trazidas à baila pela própria atriz, há quem se volte contra ela: precisa mesmo tornar a discussão pública? Luana argumenta que sim: quando o diálogo falha nas discussões com o ex sobre educação dos menores, cada um usa as armas que tem. A dela é potente: 5 milhões de seguidores, empatia do público e força o suficiente para mexer onde parece doer no pai das crianças: o bolso dele.

É justamente nessa tecla que Scooby bate. O movimento da atriz faz com que seus patrocinadores saiam. Sentindo o prejuízo, ele tenta impedir que Luana o ataque — e por atacar, entende-se que ela diga a verdade sobre suas atitudes como pai. O argumento cola, porque ele diz que não quer a exposição dos filhos, algo que ninguém quer. Mas na entrelinha dá para supor que expor ou não os filhos é o de menos. O que incomoda Scooby é a exposição de suas faltas na educação dos filhos, porque isso faz com que ele perca dinheiro.

Na sexta (27), Dom fez um texto em seu Instagram que acusa Piovani de mentir, uma reprodução fiel do vídeo que Pedro fez afirmando a mesma coisa. Curiosamente, um dos pontos de briga da mãe dele com o ex era o uso do celular, presente de Natal do pai. O ponto é válido: criança não deve usar rede social e deve ter uso de eletrônicos e internet absolutamente monitorado.

E se prova na situação que se desenhou após a briga pública. O que o menino ouviu dentro de casa a ponto de pegar o celular e escrever um texto repleto de erros de português? Como está sendo sugestionado pelo pai a ponto de achar certo confrontar a mãe, que esta enfrentando um processo, e sugerir que ela é mentirosa? Por que uma criança de 10 anos, que mal sabe escrever, tem liberdade para usar uma rede social para expressar sua visão sobre o assunto que diz respeito aos adultos?

Claro que Dom reproduz o método dos pais: se Luana sempre precisou tratar de maneira pública as questões familiares, a criança cresce achando que isso é natural. Mas o conceito de "papai radical" parece ter mais apelo que mamãe severa. Até eu prefiro viver numa rotina com praia, com presentes eletrônicos, com a possibilidade de andar de skate — escola para quê, né? Escrever corretamente importa a quem?

O texto de Dom entristece quem pensa que há um jeito harmônico de tratar a educação dos filhos, mesmo quando o amor entre os pais acaba. O pai que pede que a mãe pare de falar o que pensa na internet é o mesmo homem que coloca uma criança contra a mãe — não há como negar que as preocupações de Dom são extraídas do discurso de Scooby, que está em Portugal para passar um fim de semana com os filhos.

A cena lembra o filho de Britney Spears com Kevin Federline, Jayden James: o garoto filma a mãe brigando com ele, para compor a cena de que a mãe é louca. Britney nunca conseguiu a guarda dos filhos de volta. As crianças cresceram com a exposição da mãe e o pai afirmando que a cantora não servia para cuidar deles — ela inclusive argumenta que a vida dos filhos com Kevin é interessante porque não tem regras. O papai radical pega bem para todo mundo mesmo.

Carismático, o surfista legalzão do Big Brother parece ser uma excelente companhia. Infelizmente para Luana e tantas outras mães, para educar é preciso mais que isso.

Você pode discordar de mim no Instagram.