Luciana Bugni

Luciana Bugni

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Opinião

Grazi, Deborah e outras: mulheres de 40 anos estão falando mais de sexo?

Grazi disse em uma entrevista que gosta de fazer sexo à noite. Deborah Secco vive dizendo por aí o que bem entende sobre sua vida sexual — de oral a anal. Mas por que faz tanto barulho o que mulheres de mais de 40 anos falam sobre suas relações? E será que elas estão falando mais sobre sexo que antes?

A idade da loba, expressão que Grazi usou na entrevista em que comenta que transa, serve para designar mulheres de mais de 40 anos que se sentem mais maduras, livres e com mais apetite sexual. A teoria surgiu em uma época em que as mulheres tinham filhos mais jovens e, ao chegar aos 40, com crianças crescidas, poderiam ser quem elas quisessem. Hoje, como todo mundo tem filho mais velha, aos 40 a gente está discutindo grandes questões da primeira infância. Mas está transando também, oras.

Só que, por alguma razão, nem todo mundo fala de sexo. Então quando alguém diz algo sobre o assunto — tipo Grazi confessando o que (quase) todo mundo faz — vira um escândalo. "Oh, Grazi disse que gosta de transar!", ué, meu bem, você não? As mulheres de 40 não ligam muito mais para a opinião dos outros e, assim, apesar da reação pública, continuam achando ok dizer o que querem. E não só as famosas: hoje nos grupos de amigas o assunto rende mais, já que todo mundo tem mais consciência, experiência e noção do que está falando. Ninguém te conta, mas a maturidade é uma delícia.

Há 10 anos, no comecinho da terceira onda feminista, uma reportagem no Uol refletia sobre as características das lobas. A jornalista e escritora Andrea Franco Lopes, autora do livro "40, Sim! E Daí?" (Matrix Editora), afirmava que os 40 anos são significativos mesmo, inclusive em relação à sexualidade. "A mulher está menos submetida a reflexos de uma educação que não a estimulou para uma vida sexual. Está mais audaciosa, se permite e ousa mais", ela dizia na entrevista.

Uma década depois, o quadro mudou ainda mais. A gente pode até ficar receosa de falar tudo o que pensa, mas mesmo não sendo uma Deborah Secco na sinceridade extrema, consegue verbalizar desejos e inspirações sexual com amigas (e amigos, ué) com muito mais desenvoltura.

"Ah, mas se eu falar disso em público vão pensar que eu estou me oferecendo", diz uma crença do tempo de nossas avós que insiste em ecoar na nossa cabeça. Bom, se você estiver mesmo se oferecendo — e isso é legalizado no Brasil — falar sobre sexo pode ser um estimulante para que as coisas aconteçam mais fluida e rapidamente do que se ficar escondendo esse jogo aí. E se não estiver se oferecendo, mas alguém cruzar a fronteira do respeito confundindo as coisas, é só mandar um sonoro não que devolve o cara para o lugar de onde não deveria ter saído.

Vamos normalizar o papo sobre sexo — já comentamos aqui o excelente serviço em prol da vida sexual saudável feito por Deborah Secco. Deixa a Grazi transar ou "fazer as coisinhas dela" sem tanto escândalo. Quanto mais a gente falar, ouvir e pensar no que quer na cama aos 40 anos, mais próximas estaremos de uma menopausa ativa, como sugere Silvia Ruiz nessa boa coluna sobre o assunto.

Sim, mulheres de 40 fazem sexo. E falam sobre o assunto livremente. A boa notícia é que falar sobre tabus em voz alta nos faz descobrir o que gostamos ou não, para nos frustrarmos menos em tentativas que não valem a pena. Que bom. É o que a gente merece.

Você pode discordar de mim no Instagram.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Deixe seu comentário

Só para assinantes