Topo

Luciana Bugni

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

2021 é o ano em que o prazer feminino virou assunto de novela finalmente

Paula Burlamaqui em cena de Verdades Secretas - Reprodução GloboPlay
Paula Burlamaqui em cena de Verdades Secretas Imagem: Reprodução GloboPlay

Colunista do UOL

18/12/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Cenas de sexo em novelas são comuns faz tempo. Todo mundo tem uma memória de estar na sala na infância no momento em que a coisa esquenta na tela — e dá-lhe pai tapando o olho da criança e mãe mudando de canal apressada. Nesse contexto, a mulher sempre apareceu nua, até mais que o homem, mas essa nudez sexualizada de certa forma servia ao prazer do homem.

Agora parece ter algo novo nas relações sexuais em novelas e séries: a mulher sente prazer, mesmo que sozinha, e está no protagonismo do sexo. A cena de "Em Lugar ao Sol" em que Rebeca (Andréa Beltrão) se masturba causou um burburinho há algumas semanas por isso. "Como é que é? Mulher de mais de 50 anos sente prazer agora? E isso é sexy?", questiona o público impressionado. Pois é. Sente, sim. E faz tempo.

Rebeca finalmente transa com Felipe (Gabriel Leone) e em casa, sozinha, relembra a noite no chuveiro. O roteiro deixa claro que o prazer que ela sentiu ainda a deixa satisfeita horas depois.

A série "As Five", da Globoplay, já havia exibido cena de masturbação feminina — a exemplo de séries da Netflix, como "Sex Education", que tratam o assunto de maneira corriqueira.

Em "Verdades Secretas 2", a personagem de Paula Burlamaqui, Aline, começa a se pegar com o ex da filha, bem mais jovem. Ela o rejeita, mas ao sair correndo do local, grita de prazer sozinha — a cena sugere que ela estivesse tendo um orgasmo mesmo após se afastar do rapaz.

Mostrar cenas como essa na TV aberta ou streaming é importante: há homens que nem sabem identificar o orgasmo (ou ausência dele) nas relações com suas parceiras.

Muitas mulheres também enfrentam tabus em se tocar ou conhecer o corpo. Se identificar com uma personagem de novela de meia-idade que busca o próprio prazer pode ser muito positivo. Se Rebeca pode e quer se masturbar, por que outras mulheres não poderiam? Se Aline sente um prazer intenso que a faz gozar momentos depois de dar uns beijos em um cara, será que todo mundo pode fazer o mesmo?

A resposta é individual, mas a dúvida sobre o prazer já é benéfica. Perder o pudor de experimentar é o primeiro passo para uma vida sexual mais satisfatória e feliz. E isso todo mundo pode (e deve) buscar.

Você pode discordar de mim no Instagram.