Luciana Bugni

Luciana Bugni

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Opinião

Shakira contraditória: como ridicularizar marido traidor e criticar Barbie?

Shakira agitou a internet ao dizer em uma entrevista para a Allure que "Barbie", o filme, é "desvirilizante". Ela afirmou que seus filhos se sentiram mal de ver o lugar onde os homens são colocados no filme e filosofou que há uma maneira de empoderar mulheres enquanto os homens se sentem bem com isso.

Parece estar um passo além da luta feminista essa utópica possibilidade. Não existiria o conflito — e talvez nem precisasse existir o feminismo — se os homens achassem ok ver a ascensão das mulheres.

Não à toa, diversos filmes que concorreram ao Oscar em 2024 ridicularizam os caras (dá para citar "Barbie" e "Pobres Criaturas" no viés cômico, mas "Anatomia de uma Queda", sob ponto de vista dramático, relata a tristeza que é viver com um homem frustrado).

A própria Shakira sabe que falar (mal) de homem vende. É dela a autoria do verso "as mulheres já não choram, as mulheres faturam", ao compor uma música inteira sobre o marido que a traiu — pai das crianças desvirilizadas, no caso.

Shakira pisoteou o ex afirmando que ele está com "umazinha" igual a ele, que foi ela que o fez crescer, compara a garota com quem ele está a um relógio vagabundo e afirma que ela mesma vale por duas de 22 anos. A música é um hino do empoderamento que desviriliza Piqué. Tá errado também, Shaki?

A gente sonha com o momento em que homens e mulheres vão discutir qualquer assunto de igual para igual. Criando nossos filhos homens (o meu, de 7 anos, o maior fã de Shakira) com valores respeitosos, que entendam seu lugar nos afazeres da casa, e no trato com as mulheres. EM uma geração teremos corrigido o abismo criado pelo machismo estrutural do triunfo milenar do patriarcado? Eu duvido.

Enquanto isso, a gente vai criando personagens cômicos que fazem refletir, mesmo que por meio de gargalhadas. Vai cantando umas músicas pop raivosas para aliviar a mágoa do machismo de cada dia. Vamos indo, vamos indo. A gente um dia chega lá!

Você pode discordar de mim no Instagram.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Deixe seu comentário

Só para assinantes