PUBLICIDADE
Topo

Luciana Bugni

Andressa Urach nos lembra de que nas redes sociais quase nada é de verdade

Andressa Urach: - Reprodução/Instagram
Andressa Urach: Imagem: Reprodução/Instagram
Conteúdo exclusivo para assinantes
Luciana Bugni

Luciana Bugni é gerente de conteúdo digital dos canais de lifestyle da Discovery. Jornalista, já trabalhou na "Revista AnaMaria", no "Diário do Grande ABC", no "Agora São Paulo", na "Contigo!" e em "Universa", aqui no UOL. Mora também no Instagram: @lubugni

Colunista do UOL

01/10/2021 04h00

Tudo o que tem o nome de Andressa Urach dá audiência de um jeito meio mórbido. As pessoas buscam deslizes para criticá-la — e ela normalmente dá o que procuram. O tema da vez é um divórcio conturbado com Thiago Lopes, a quem conheceu em 2020 e com quem se casou depois de um mês. Ambos trocaram mensagens extremamente apaixonadas na internet nos últimos tempos.

Em uma delas, há três meses, Andressa dizia ser propriedade do marido. Ele fez um post logo em seguida afirmando que ela é um exemplo de submissão. "Se toda mulher se submetesse ao marido, o mundo seria um lugar mais próspero", disse.

A frase incentiva um comportamento pouco saudável para os casais e perigoso para mulheres: objetos podem ser possuídos, pessoas não são propriedade de ninguém. Declarações problemáticas como essa têm ainda mais poréns quando são feitas por pessoas públicas, que podem inspirar erroneamente tantas outras.

Mas não se pode julgar pelo que está nas redes sociais. Paixões arrebatadoras terminam em um fim de semana, em uma hora, em um story. Na internet, se tem uma coisa fácil é mudar de ideia.

Thiago Lopes parece ter mudado de opinião. É normal ter um divórcio após um casamento relâmpago. A questão é que hoje, ele critica agressivamente a mulher que outrora foi sua propriedade nas redes sociais. E se arrepende logo em seguida. E depois diz mais coisas pesadas sobre a ex. E apaga novamente os posts.

Andressa também apagou todos os posts de seu Insta. Até quinta (30), tinha apenas três postagens, todas do dia anterior, em que mostrava aos seus 2.7 milhões de seguidores seu cabelo recém-tingido, ou cílios recém-aplicados. Ela diz estar grávida. Diz também ter voltado à prostituição. Não dá para saber se é verdade, porque a influencer tem a reputação de inventar algumas coisas ao seu próprio respeito.

O que não podemos, ao ver qualquer pessoa com milhares de seguidores, é acreditar que a vida de qualquer um deles — seja na saúde, na alimentação, no culto ao corpo, no romance e na diversão — possa ser espelho para a nossa própria.

Andressa Urach tem um retrospecto de mentiras na mídia e nas redes pessoais, então já se parte do conceito de que sua vida tem um quê de farsa. Mas a vida de qualquer um pode ser uma mentira construída com fotos e vídeos perfeitos na internet.

O essencial é invisível ao like, já diria o pequeno príncipe. Desliga isso aí e vai viver a vida.

Você pode discordar de mim, veja só, no Instagram.