Topo

Lucas Pasin

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Lucy Alves quer ser espelho em 'Travessia': 'Nordestina, preta e bissexual'

Lucy Alves é a protagonista Brisa de "Travessia" - Fábio Rocha / Globo
Lucy Alves é a protagonista Brisa de 'Travessia' Imagem: Fábio Rocha / Globo

Colunista do UOL

10/10/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Lucy Alves, 36 anos, que ficou conhecida nacionalmente após ser finalista da edição de 2013 do "The Voice Brasil", estreia hoje sua primeira protagonista no horário nobre da Globo. A atriz será Brisa em "Travessia", trama de Glória Perez.

"Venci na vida. É um trabalho com pessoas incríveis, fazendo algo que eu amo. Parece um sonho. Sei que tem muita gente que batalha e não tem oportunidades assim. Acompanho Glória há anos e hoje faço uma novela dela", diz Lucy, em entrevista a esta coluna de Splash, durante evento de lançamento da novela.

Para a atriz, o peso do protagonismo vem com o holofote voltado a ela, correndo o risco de ouvir elogios e críticas:

"Os julgamentos virão, mas vou encarar com leveza. Procuro não me afetar. Estudo e dou o melhor de mim, o resto não posso controlar. Tem gente que vai amar e outros nem tanto assim. O mais importante é que eu faça um trabalho bem feito".

O que Lucy mais quer é ter a certeza que outras mulheres possam se enxergar nela, e entendam que também devem ocupar seus espaços.

Como mulher, nordestina, preta e bissexual, é importante, neste momento do Brasil, estar no horário nobre falando para milhares de pessoas e outras mulheres brasileiras. É importante ser o espelho para outras.

Novela de Jade Picon?

"Travessia'', antes mesmo da estreia, recebeu algumas críticas por dar muito destaque a Jade Picon na divulgação. Nas redes sociais, a ex-BBB e influenciadora acabou sendo mais falada que a própria protagonista, e gerando mais expectativa.

"Se a Jade está indo bem, é bom para todos. Se estou fazendo meu papel bem, que é algo que posso ter controle, também é ótimo. Deixo as pessoas falarem de quem elas quiserem, não posso controlar. Ninguém tem como ser o outro ou chamar mais a atenção", afirma Lucy.

A atriz elogia a colega: "Já mostrou que é muito interessada e está com vontade de chegar, isso é muito importante. Quando você tem vontade, é meio caminho andado para que dê o melhor".

Lucy não duvida de seu lugar de protagonismo, mas diz não deixar que isso afete seu "ego" de forma negativa:

Minha tranquilidade vem porque sei que estudei, que vivo de arte há muito tempo. Estou preparada. Quantas atrizes não sonham em protagonizar uma novela de Glória Perez? Sabemos o tamanho, peso e valor que ela dá para as protagonistas. É só gratidão.

Chay Suede, Lucy Alves e Rômulo Estrela no lançamento de 'Travessia' - Roberto Filho - Roberto Filho
Chay Suede, Lucy Alves e Rômulo Estrela no lançamento de 'Travessia'
Imagem: Roberto Filho

'Ser protagonista é muito puxado'

Além de gravar por até 10 horas no mesmo dia, Lucy Alves tenta conciliar a vida de atriz com a música.

O momento atual é de total dedicação ao trabalho:

Tenho tentado conciliar meus shows porque isso me alimenta. Mas é muito puxado. Vou quando dá. Não tenho lazer. O tempo que sobra tenho que estudar e me dedicar. Meu trabalho é o meu lazer. Gosto de fazer e me divirto. Só peço saúde.