Topo

Chico Barney

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Aquela espiadinha: BBB do Galvão é a melhor novidade das Olimpíadas

Galvão Bueno reage durante apresentação de Rebeca Andrade na ginástica artística - Reprodução/Twitter
Galvão Bueno reage durante apresentação de Rebeca Andrade na ginástica artística Imagem: Reprodução/Twitter

Colunista do UOL

31/07/2021 13h30

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O apresentador Pedro Bial deu importante contribuição para a memória afetiva da comunicação mundial com uma frase simples, de apenas quatro palavras: "vamos dar aquela espiadinha?"

O convite vigorou nas primeiras 16 temporadas do BBB e enaltecia o caráter voyeur da atração. Como se estivéssemos prestes a assistir intimidades proibidas, em vez de uma gincana televisiva das mais pedestres.

Agora, a Globo vira-se para o público e usa como mote outra frase de Bial, o complemento da anterior, para divulgar as transmissões das Olimpíadas: "pode espiar à vontade". Desde o começo dos jogos no Japão, a emissora exibe os bastidores de momentos emblemáticos das narrações de suas principais estrelas.

É uma maneira de se conectar com os reacts, gênero em franca ascensão que mostra as reações de internautas a outras obras audiovisuais. Personalidades da mídia como Casimiro Miguel arrastam multidões na Twitch e no YouTube, muito interessadas em vê-los lidar com o que acontece na TV.

Com a equipe de narradores e comentaristas operando diretamente do Brasil, a emissora aproveitou para modernizar a linguagem e também mostrar como é a estrutura remota. Luiz Roberto de Mucio fez até uma tour da aparelhagem em suas redes sociais.

Mas o grande destaque é mesmo Galvão Bueno. Se fosse um BBB, provavelmente receberia a plaquinha de VTzeiro. Acostumado a inebriar a nação com sua voz, agora também garante a alegria do povo com performances extraordinárias. As imagens viraram memes e figurinhas de WhatsApp —o pack completo é um sucesso.

Toda a festa por ocasião da medalha de prata da Rebeca Andrade na ginástica foi uma atração à parte. Ao passo que a novidade se tornou elemento imprescindível daqui por diante. Fico torcendo pela vitória dos brasileiros na expectativa de conferir como serão as reações dentro da cabine.

Voltamos a qualquer momento com novas informações.