Arte Fora do Museu

Arte Fora do Museu

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Opinião

Estátua que é ponto turístico argentino ganhará versão brasileira

Muitas estátuas pelo mundo são cartões postais das cidades. Cristo Redentor no Rio de Janeiro, Estátua da Liberdade em Nova York, a Esfinge de Gizé. Todas têm em comum as grandes dimensões. Em Buenos Aires, a escultura mais celebrada tem o tamanho de uma criança. E retrata uma criança, a mais famosa do país, Mafalda, criação do cartunista Quino.

Parada obrigatória para todo turista que vai ao bairro de San Telmo na capital argentina, a pequena Mafalda está sentada em um banco, acompanhada de dois amigos de suas histórias em quadrinhos, Susanita e Manolito. O espaço vazio no banco é um convite para a fotos de turistas desde 2009, quando foi inaugurada na presença do seu criador. Ou melhor dizendo, criadores: Quino, o cartunista, e Pablo Irrgang, artista plástico responsável pela arte.

Quino e escultura de Mafalda inaugurada em San Telmo, em 2009
Quino e escultura de Mafalda inaugurada em San Telmo, em 2009 Imagem: Reprodução

O local dessa escultura é justamente em frente onde vivia Quino. As homenagens em forma de esculturas não pararam por aí e é possível encontrar pequenas Mafaldas em outras cidades, dentro e fora da Argentina. E agora, chegou a vez de o Brasil ganhar também sua versão.

A Prefeitura de Pelotas (RS), anunciou o plano de realizar essa escultura. A proposta veio da professora do Curso de Letras e Comunicação (CLC) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) Luciane Martins, e a prefeita da cidade, Paula Mascarenhas, está agora em busca de parcerias para que a cidade ganhe esse ponto turístico.

A prefeita disse que a escultura deve ficar em frente à biblioteca da cidade, próxima à estátua do escritor pelotense João Simões Lopes Neto. "Queremos que a escultura seja em frente à Bibliotheca Pública Pelotense, destacando os valores democráticos que a Mafalda tem, como a igualdade e o respeito às mulheres, além de ser uma personagem infantil", afirma a prefeita, que lançou ano passado o programa Pelotas Cidade das Crianças.

Fachada do segundo andar da Biblioteca Pública Municipal, fundada pela própria população, em 1881, em Pelotas, no Rio Grande do Sul
Fachada do segundo andar da Biblioteca Pública Municipal, fundada pela própria população, em 1881, em Pelotas, no Rio Grande do Sul Imagem: Andrea Dallevo/UOL

Esta deve ser a primeira escultura oficial da Mafalda no Brasil. Ou seja, feita pelo escultor da original. Sem a autoria de Pablo Irrgang, já há uma Mafalda no Brasil.

Em Juiz de Fora, o professor Raphael Reis tem em sua casa uma Mafalda feita pelo artista Adauto Venturi. A encomenda do professor foi para a comemoração do aniversário de 1 ano de seu filho Miguel, em 2020. O plano de Raphael é doar a escultura para a cidade quando seu filho estiver maior, para que ele participe do processo de doação da obra para a cidade. Em algum momento, portanto, teremos no Brasil uma ou duas esculturas do ícone das histórias em quadrinhos argentinos. Este ano se comemoram os 60 anos da criação mais famosa de Quino e pode ser uma boa justificativa para essas esculturas ganharem o espaço público.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes