Topo

Bichos

Tudo o que você precisa saber para cuidar do seu pet

Cachorrada! Por que 488 golden retrievers foram reunidos na Escócia

O Guisachan Gathering de 2023 celebrou os 155 anos da raça com o maior encontro de Golden Retrievers da história do evento: 488 cães - Reprodução/Twitter
O Guisachan Gathering de 2023 celebrou os 155 anos da raça com o maior encontro de Golden Retrievers da história do evento: 488 cães
Imagem: Reprodução/Twitter

De Nossa

20/07/2023 12h23

Na quinta-feira (13), 488 golden retrievers formaram uma paisagem para lá de inusitada na Escócia: os pets se encontraram em frente a uma mansão abandonada com ares de castelo nas Terras Altas, em uma espécie de festa para celebrar o aniversário de 155 anos da raça.

De acordo com o jornal The New York Times, nem o dia chuvoso diminuiu a empolgação da matilha que latia em uníssono por volta das 16h, em frente às ruínas da Guisachan House, como forma de homenagem a Sir Dudley Marjoribanks, mais tarde conhecido como Lord Tweedmouth e ex-morador do local.

Sir Dudley teria sido o primeiro criador de golden retriever em 1868, quando cruzou um Wavy-Coated Retriever amarelo (cão de médio porte de pelo enrolado que é descendente do poodle) com o hoje extinto tweed water spaniel. Seu objetivo era ter um companheiro de caça amoroso e meigo, que respondesse bem às suas ordens para buscar quaisquer objetos — daí a disposição hoje dos goldens em buscar a bolinha e se sujar na lama.

Os primeiros filhotes da raça se chamavam Primrose, Cowslip e Crocus, embora haja histórias que mencionam que a ninhada original contava com quatro cães, de acordo com a emissora britânica BBC.

O evento Guisachan Gathering de 2023 foi organizado pelo Golden Retriever Club of Scotland, que o realiza a cada cinco anos, em média, desde 2001. Os esforços envolvem não só convidar os tutores dos pets para as celebrações como a difícil missão de coordenar em menos de 15 segundos a foto oficial no gramado, antes que os pets se distraiam o suficiente e saiam brincando ou se percam de seus familiares.

Cães e seus tutores viajam de diversas partes do mundo para participar do encontro e celebrar os cães: havia famílias da Irlanda, Suíça, Alemanha, República Tcheca, EUA, Austrália, Nova Zelândia, Países Baixos, Romênia, Itália, Estônia, Canadá, Hungria e até Croácia, de acordo com o Times e a BBC. Além de todos os goldens, cachorros de outras raças que faziam parte das famílias marcaram presença como espectadores, como cocker spaniels.

O Guisachan Gathering de 2023 teria sido o maior da história até então, reunindo fãs da raça, tutores, criadores e até antigos pais e mães de Goldens já falecidos. Não à toa, pousadas e hotéis da região estavam lotados para a ocasião há dois meses.

Na programação estavam demonstrações de casa e um show de cães, aulas de adestramento, palestras, workshops e uma procissão noturna com os pets ao som de gaitas de foles e da canção I'm Gonna Be (500 Miles) da banda The Proclaimers. Para os humanos, houve até uma competição de arremesso de Haggis — a buchada de ovelha escocesa. As atividades aconteceram tanto nos entornos da Guisachan House em Glen Affric, quanto em Tomich e Cannich, ao sul de Inverness.

Carol Henry, secretária do Golden Retriever Club of Scotland, disse à BBC que o objetivo do evento era promover — e manter vivos — os conhecimentos sobre a raça, uma preocupação dos criadores que lutam para proteger qualidades natas dos Goldens, como o temperamento dócil. A raça só foi oficialmente reconhecida no Reino Unido pelo The Kennel Club (Clube de Canis) em 1913, mais de 40 anos após a primeira ninhada e 19 anos após a morte do criador.

Antes de falecer, contudo, o pioneiro Sir Dudley criou Goldens em sua propriedade por anos. Sem herdeiros, o complexo trocou de mão algumas vezes nas próximas décadas, com a casa caindo em ruínas nos anos 60.

Boa parte do terreno pertence hoje à Comissão Florestal Escocesa, mas uma pequena porção da propriedade segue privada e é do sogro de Pippa Middleton, irmã da Princesa de Gales.