Topo

Sem tempo para cozinhar? Torta de liquidificador resolve. Veja 10 receitas

Torta de liquidificador é solução para quem não quer perder tempo na cozinha - Getty Images/iStockphoto
Torta de liquidificador é solução para quem não quer perder tempo na cozinha
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Glau Gasparetto e Thaís Lopes Aidar

Colaboração para Nossa

07/02/2023 04h00

Simples e com ingredientes fáceis, é possível fazer uma torta de liquidificador para o lanche da tarde ou jantar em questão de minutos.

Basicamente, há três regrinhas para tudo dar certo: usar ingredientes de boa qualidade, seguir todas as etapas e orientações da receita escolhida e, na hora de preparar, adicionar a farinha aos poucos, para não empelotar.

Apesar de algumas versões indicarem adicionar os ingredientes secos aos líquidos ainda no liquidificador, quem quer garantir uma massa mais aerada e macia deve fazer diferente. É melhor que essa mistura ocorra em vasilha à parte, na mão e delicadamente, pouco antes de levar ao forno.

Caso contrário, é bem possível que a torta fique com uma massa mais pesada e compacta — o que não significa que deu errado, mas depende bastante do gosto de quem vai consumi-la.

Aliás, outro cuidado importante é não sobrecarregar o eletrodoméstico. Se a receita for pesada ou grande demais, é bom ir com calma para não forçar o motor e queimá-lo. Caso isso aconteça, é possível terminar a receita numa batedeira, mixer ou mesmo batendo tudo na mão, desde que os ingredientes fiquem bem misturados.

Torta de liquidificador pode ficar perfeita. Veja como - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Torta de liquidificador pode ficar perfeita. Veja como
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Segredos para torta perfeita

Massa

O primeiro deles é identificar o ponto da massa no liquidificador. Regra geral, é quando todos os ingredientes formam um creme homogêneo, que não pode estar tão líquido a ponto de não suportar o peso do recheio, nem tão pesado que se acumule no fundo da fôrma.

A massa básica é feita com ovos, farinha de trigo, óleo (ou azeite), leite e fermento. É possível, porém, agregar outros ingredientes, como queijo ralado, ervas e temperos secos.

Recheio

Aí, vai muito do gosto do freguês, mas o ideal é pensar primeiramente no item principal - proteína, legume, verdura, queijo - e, depois, adicionar outros componentes, alcançando uma combinação equilibrada.

Outra escolha a ser feita tem relação à montagem, podendo ser de quatro maneiras diferentes:

  • Misturar o recheio à massa antes de colocá-la na fôrma. Nesse caso, ele deve ser menos cremoso para evitar que a mistura fique líquida demais, afetando o cozimento;
  • Adotar camadas, colocando metade da massa, o recheio (sem muito molho) e, por último, o restante da massa;
  • Cobrir toda a massa com o recheio. Desta maneira, transforma a torta em uma grande experiência visual e gustativa;
  • Colocar primeiramente o recheio e cobri-lo com a massa, como se fosse um "escondidinho". Aqui, funciona melhor um recheio úmido, para não ressecar no forno.
Torta de liquidificador tem segredos para ficar perfeita - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Torta de liquidificador tem segredos para ficar perfeita
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Na hora de assar

Se bater dúvida na hora de escolher qual fôrma usar, saiba que pode ser de qualquer formato, desde que esteja untada (também é uma boa enfarinhar) e tenha tamanho suficiente para comportar todo o conteúdo e permitir que a massa cresça.

Recomenda-se assar as tortas de liquidificador em forno (sempre preaquecido) a 180 °C. Nesta temperatura, deve estar pronta a partir de 30 minutos, mas o tempo vai depender das características do eletrodoméstico de cada pessoa. Para confirmar, vale apelar para o teste do palito: se ele sair limpo, já pode servi-la!

Se a torta não for devorada logo após sair do forno, pode ser conservada na geladeira por até 5 dias, dependendo dos ingredientes do recheio. A exceção fica por conta de alimentos muito perecíveis, como frutos do mar. Neste caso, é aconselhável consumir tudo até, no máximo, o dia seguinte.

Torta de sardinha de liquidificador - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

É possível, ainda, congelar — o que é ótimo para os dias de preguiça em cozinhar. Basta seguir alguns cuidados: esperar esfriar, embalar em recipientes apropriados e bem vedados, e levar imediatamente ao freezer.

Quando for consumir, descer do freezer para geladeira para descongelamento lento - cerca de oito horas antes do aquecimento. Se a pressa for maior, pode levar diretamente ao forno. Neste caso, ele não deve ser aquecido, para garantir que descongele e aqueça a torta de maneira uniforme.

Doce também funciona

Embora a fama da torta de liquidificador seja mais associada a pratos salgados, nada impede de tentar uma versão doce. Nesse caso, vale apostar em frutas picadinhas (maçã e banana são ótimas), envoltas em especiarias, como canela.

Para finalizar, um crumble crocante para jogar por cima. E a massa? Nada muda! Deve ser igualzinha às preparadas para recheios com sal.

Fontes: Angela Barreto, chef e professora, especialista em cozinha brasileira; Manu Boffino e Cris Muratori, chefs do Bake and Cake Gourmet.

Receitas de
torta de liquidificador