Topo

Stargazy Pie: torta de sardinha é bizarra até para os padrões britânicos

Stargazy Pie, a iguaria da Cornualha que tem até uma lenda para contar - @old_liu_ontheroad/Instagram/Reprodução
Stargazy Pie, a iguaria da Cornualha que tem até uma lenda para contar Imagem: @old_liu_ontheroad/Instagram/Reprodução

Matheus Doliveira

Colaboração para Nossa, de Londres (Inglaterra)

02/02/2023 04h00

É consenso universal que a culinária britânica é para lá de controversa, mas a Stargazy Pie, uma torta que vai ao forno com cabeças de sardinhas inteiras, faz qualquer torrada com feijão parecer a refeição mais razoável do planeta.

Mesmo para os padrões ingleses, a Stargazy Pie é um prato que extrapola alguns limites gastronômicos. Primeiramente, não é tão simples encontrar a torta à venda nos pubs e restaurantes da capital Londres, porque apesar de ser nacionalmente conhecida, muitos britânicos se abstêm de experimentar a iguaria.

A terra da torta

Mas existe uma cidade no Reino Unido onde a Stargazy Pie é o prato mais venerado pela população local.

Stargazy Pie: aparência bizarra com muita história - www.thecornishchef.com - www.thecornishchef.com
Stargazy Pie: aparência bizarra com muita história
Imagem: www.thecornishchef.com

Em Cornualha, a 450 quilômetros de Londres, a tradição da Stargazy Pie se confunde com a história do próprio condado. Foi nessa cidadezinha de pesca costeira localizada no sudoeste da Inglaterra que a polêmica torta de sardinha foi inventada. Por lá, o prato é onipresente em quase todos os estabelecimentos gastronômicos, que inclusive costumam distribuir fatias da Stargazy Pie de graça na ante-véspera de natal.

Apesar da aparência bizarra, os ingredientes-base da Stargazy Pie não têm nada de estranhos, mas é a combinação de alimentos tão diferentes numa mesma receita que faz a torta não ser para todos os paladares.

O recheio da Stargazy Pie é um creme branco encorpado feito com manteiga, cebola, alho-poró, bacon em cubos, vinho branco, caldo de peixe, sal, pimenta-do-reino e salsa. Depois que tudo é refogado, adiciona-se ainda farinha de trigo, creme de leite e ovos cozidos ralados.

Stargazy Pie pronta para ir para o forno - Zangar - Zangar
Stargazy Pie pronta para ir para o forno
Imagem: Zangar

A massa da torta é tradicional, daquelas que precisam ser abertas com um rolo. Sobre ela, colocasse o creme branco e os filés de peixe já limpos, normalmente sardinhas. O ponto alto da receita são as cabeças e caudas de peixe que rasgam a camada de massa que vai em cima da torta.

A regra é que os olhos das sardinhas estejam sempre voltados para o céu, e que os peixes aparentem estar pulando de dentro da assadeira.

Stargazy Pie - Jonathunder - Jonathunder
Stargazy Pie
Imagem: Jonathunder

Peixe-herói

Não se sabe ao certo a época exata em que a Stargazy Pie foi inventada, mas a tradição oral transmitida há gerações em Cornualha é que a torta de peixe salvou essa região do Reino Unido da fome.

Segundo essa lenda que todo cidadão da Cornualha tem na ponta da língua, séculos atrás, a pequena vila portuária de Mousehole teria ficado isolada do resto do Reino Unido após uma nevasca sem precedentes.

Mousehole, na Cornualha - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Mousehole, na Cornualha
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Sem alimentos disponíveis, a fome assolava o povoado, até que um pescador chamado Tom Bawcock teria lançado seu barco ao mar, voltando com peixe suficiente para alimentar toda a aldeia. A lenda diz que o próprio Tom Bawcock teria tido a ideia de servir os peixes em uma torta, assim inventando a Stargazy Pie, que virou o prato de inverno favorito dos locais.

Ainda hoje, a lenda de Tom Bawcock permanece mais viva do que nunca nessa região do Reino Unido. Todo dia 23 de dezembro, a cidade realiza um festival em homenagem aos atos heroicos do pescador que teria inventado a Stargazy Pie.