Topo

Como fazer provoleta: queijo que derrete na churrasqueira é de babar

De Nossa

04/04/2022 04h00

Quem acompanha os conteúdos de Nossa sabe que dá para usar e abusar da churrasqueira. Os preparos vão muito além das carnes, passando por vegetais e até drinques e sobremesas.

No mais recente episódio de "Vai Ter Churras", Bruno Salomão mostra que o queijinho na brasa vai além do coalho. Já pensou em apostar no provolone?

A receita, comum nas parrillas argentinas e uruguaias, usa uma grelha de ferro para o queijo não se perder ao derreter.

Vai Ter Churras | panceta e provoleta - Mariana Pekin/UOL - Mariana Pekin/UOL
Molho de ervas e alho dá toque especial ao queijo
Imagem: Mariana Pekin/UOL

Deliciosa, a pedida conta com uma crosta dourada dos dois lados e pode receber o incremento de molhos. Bruno usa cebolinha, salsinha e coentro picados misturados a azeite, limão e vinagre.

O toque especial está no alho, que assa dentro de papel alumínio com sal, pimenta e azeite até ficar macio e saboroso.

Aprenda todos os processos demonstrados no vídeo clicando na imagem abaixo:

Provoleta com molho de ervas

Dificuldade Fácil
Ver receita completa

Truque do queijo de coalho

Queijo coalho - Flavia Novais - Flavia Novais
Bicarbonado no queijo...
Imagem: Flavia Novais

Em outra temporada da série de Nossa, o churrasqueiro revelou dois segredinhos para deixar o espetinho como deve ser: dourado por fora e cremoso por dentro.

Um deles é que o espetinho de queijo de coalho precisa estar resfriado na hora de ir para a churrasqueira. Por isso, vale a pena retirá-lo da geladeira somente quando o braseiro estiver no ponto.

A segunda sugestão envolve bicarbonato de sódio. Coloque num recipiente com bico spray dez partes de água para meia do composto químico e espirre a "poção mágica" por todos os lados do queijo.

O bicarbonato é um elemento alcalino que faz com que a caramelizarão e a reação de Maillard aconteçam mais rapidamente e de forma homogênea".

Fique ligado!

Vai Ter Churras | Provoleta - Mariana Pekin/UOL - Mariana Pekin/UOL
Imagem: Mariana Pekin/UOL

Confira todos os episódios de "Vai Ter Churras", série de maior alcance de Nossa, editoria de lifestyle do UOL. São cinco temporadas do craque Bruno Salomão ensinando conceitos básicos do churrasco e muitas receitas saborosas com bom humor. Veja no site de Nossa, no UOL Play ou no YouTube de Nossa (inscreva-se já para receber as atualizações fresquinhas).