PUBLICIDADE
Topo

Risoto "escandalosamente" cremoso tem truque com temperatura e manteiga

De Nossa

10/01/2022 04h00

O risoto é um dos primeiros pratos que os cozinheiros amadores se arriscam a fazer. Ele suja pouca louça, é versátil nos sabores e carrega um ar de sofisticação.

Embora seja simples de preparar, o risoto tem seus truques para ficar no nível de um chef profissional. No episódio mais recente de "Vai Ter Churras", o apresentador Bruno Salomão deu dicas "universais", válidas para qualquer versão do prato.

Veja, abaixo, as principais sugestões que o cozinheiro deu enquanto ensinou uma receita de risoto com calda e raspas de limão-siciliano:

Vai Ter Churras - matambre e risoto de limão-siciliano - Mariana Pekin/UOL - Mariana Pekin/UOL
Ingredientes essenciais para um risoto: arroz arbóreo, vinho branco seco, parmesão e manteiga gelada
Imagem: Mariana Pekin/UOL
  • Use arroz arbóreo. Os grãos pequenos e cheios de amido são responsáveis pela textura cremosa do risoto;
  • Escolha um vinho branco seco e, jamais, doce. Dê preferência para as garrafas que você beberia com gosto;
  • Deixe para acertar o sal após adicionar o parmesão. A depender da fabricação, o queijo pode ser mais ou menos salgado;
  • Cozinhe o arroz em fogo alto, para não quebrar e ficar papa, e nunca pare de mexer;
  • Adicione a manteiga com o fogo já desligado e sempre gelada. Ao derreter no arroz quente, ela dá a liga necessária do prato.

Clique na imagem abaixo e confira a receita na íntegra:

Risoto de limão-siciliano

Dificuldade Fácil
3 porções
Ver receita completa

Fique ligado!

Confira todas as sextas um novo episódio no site de Nossa, no UOL Play ou no YouTube de Nossa (inscreva-se já para receber as atualizações fresquinhas). E acompanhe mais conteúdos no Instagram de Nossa. Assista também às três primeiras temporadas e veja Bruno Salomão ensinar os conceitos básicos para os churrasqueiros de primeira viagem e muitas receitas saborosas.

Prontos para o verão?

Bruno Salomão - Vai ter Churras - Mariana Pekin/UOL - Mariana Pekin/UOL
No "Vai Ter Churras", Bruno Salomão ensina tudo que você precisa saber um bom churrasco de verão
Imagem: Mariana Pekin/UOL

"Vai Ter Churras" faz parte do UOL no Verão 2022, que até o fim de janeiro vai trazer uma série especial de programas em vídeo, exibidos no Canal UOL. E nos dias 8, 9, 15 e 16 de janeiro, o evento terá uma arena na cidade de São Paulo repleta de atrações esportivas, musicais, espaço kids e uma praça de alimentação.

Fique de olho em uol.com.br/uolnoverao/ e em nossas redes sociais para acompanhar toda a nossa programação até o fim de janeiro!