Topo

Verdadeira tortilla mexicana tem textura bem diferente do que se vê por aí

De Nossa

29/10/2022 04h00

Quem é fã de uma boa comida mexicana não dispensa as tortillas, base para pratos como os tacos.

O que muita gente nem imagina é que essa receita tem uma textura completamente diferente do que estamos acostumados a provar nos tex-mex, tão populares no Brasil.

Como explica Bruno Salomão no quarto episódio da 6ª temporada de "Vai ter Churras", elas são muito mais molinhas e nada lembram aquele "croc croc" usual.

"Aquela tortilla crocante não existe na culinária mexicana. Ela vem do tex-mex, do fast food americano", explica.

Alíás, muito do que se vende como "comida mexicana" não é realmente típico do país da América do Norte, como você já viu aqui em Nossa.

Mãos à massa

A receita é super simples e tem como base a farinha de trigo — mas pode usar a de milho, se preferir.

E nada de deixar a massa na geladeira: o ideal é envolvê-la em filme plástico e em temperatura ambiente, para não ressecar. E deixar a massa descansando por, no mínimo, meia hora.

Veja a relação completa de ingredientes e passo a passo do processo a seguir:

Tortilla com...

Taco al pastor - Mariana Pekin/UOL - Mariana Pekin/UOL
Taco al pastor
Imagem: Mariana Pekin/UOL

Carne!

Enquanto espera a massa ficar pronta, já vai pensando no que vai recheá-la! A sugestão de Bruno nesse episódio é um tradicional taco al pastor, cuja receita você pode acompanhar em vídeo, ou texto:

... e molho

Para deixar tudo mais gostoso, mais pimenta. Desta vez em forma de salsa, um molho "pedaçudo" com jalapeño, tomates, cebola e alho tostadinhos na grelha.

Siga as indicações abaixo:

Fique ligado!

Vai Ter Churras - Tacos al pastor e tortillas - Mariana Pekin/UOL - Mariana Pekin/UOL
Imagem: Mariana Pekin/UOL

Confira todos os episódios de "Vai Ter Churras", série de maior alcance de Nossa, editoria de lifestyle do UOL. São cinco temporadas completas e uma em andamento do craque Bruno Salomão ensinando conceitos básicos do churrasco e muitas receitas saborosas com bom humor. Veja no site de Nossa, no UOL Play ou no YouTube de Nossa (inscreva-se já para receber as atualizações fresquinhas).