PUBLICIDADE
Topo

Cheesecake com base de bolacha é receita fácil pra todo mundo acertar; veja

Geleia no topo: pode usar framboesa ou a fruta que cabe no bolso - Amanda Grezzana
Geleia no topo: pode usar framboesa ou a fruta que cabe no bolso Imagem: Amanda Grezzana

Gabrielli Menezes

De Nossa

09/02/2022 04h00

Amanda Grezzana

Amanda Grezzana

QUEM É

Há 15 anos na gastronomia, ela trabalhou com chefs como Salvatore Loi, fez estágio na França, teve o seu próprio restaurante e foi semifinalista de “Mestres do Sabor”, na Globo. No Instagram, partilha suas experiências e receitas.

Doce popular nos Estados Unidos, cheesecake significa "bolo de queijo" em tradução literal. Sua aparência, porém, está mais para uma torta. E com direito a camada tripla: tem base crocante, creme de cheam cheese e cobertura.

A chef-confeiteira Amanda Grezzana cedeu a Nossa uma receita fácil, pensada para qualquer um acertar de primeira.

Semifinalista na primeira temporada do programa "Mestres do Sabor", na Globo, a catarinense dá duas de antemão para os amadores:

  1. Ler a receita mais de uma vez para entendê-la por completo;
  2. Separar todos os ingredientes antes de colocar a mão na massa.
Cheesecake - Eu Mereço - Amanda Grezzana - Amanda Grezzana
Mis en place: itens separados
Imagem: Amanda Grezzana
Cheesecake - Eu Mereço - Amanda Grezzana - Amanda Grezzana
Framboesa dá sabor especial
Imagem: Amanda Grezzana

Feito isso, o primeiro passo é triturar o biscoito de sua preferência com manteiga e "forrar" o fundo de uma forma redonda. Para o creme, é só bater no liquidificador todos os ingredientes: cream cheese, ricota em pedaços, ovos, leite e açúcar.

Enquanto a torta vai ao forno pré-aquecido a 170 graus, partiu fazer a cobertura? A profissional aposta na geleia de framboesas, mas diz que rola substituir por outra fruta mais acessível sem problemas.

Confira a receita completa clicando na imagem abaixo:

Cheesecake de framboesa

Dificuldade Fácil
120 min
Ver receita completa

Cheirinho de vocação

Quase como num filme de desenho animado, os aromas dos ingredientes e das comidas direcionaram Amanda para o fogão.

Nascida em Joaçaba, cidade de 30 mil habitantes no interior de Santa Catarina, ela gostava de sentir o cheiro das ervas do quintal da avó italiana quando era pequena. "Me lembro que tinha galinhas e horta. Pegava funcho e erva-cidreira e ia com ela para a cozinha".

Cheesecake - Eu Mereço - Amanda Grezzana - Amanda Grezzana
Chessecake é fácil de fazer
Imagem: Amanda Grezzana

Mais tarde, já na faculdade, trancou o curso de hotelaria por um motivo: não conseguiu resistir ao aroma que vinha das panelas do prédio ao lado, onde estudava a turma de gastronomia.

"Foi uma transição rápida e me joguei de cabeça", conta. Em 15 anos de profissão, Amanda fez estágios dentro e fora do país, teve restaurante próprio e trabalhou com chefs renomados, como Salvatore Loi.

O que a fez ganhar projeção, no entanto, foi um programa de TV. Em 2019, ela foi selecionada por Kátia Barbosa para compor o time da carioca na primeira edição do "Mestres do Sabor", na Globo.

Amanda Grezzana - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Amanda Grezzana: personal chef, professora e consultora
Imagem: Arquivo pessoal

"Foi surreal. Por mais que você saiba cozinhar, as provas têm um nível alto de dificuldade e às vezes é preciso usar ingredientes desconhecidos", conta a profissional que foi até à semifinal.

Depois disso, Amanda aproveitou os holofotes para engajar o público das redes sociais. Além de mostrar os eventos que participa e as visitas a pequenos produtores, ela ensina receitas que juntou ao longo da carreira num livro antigo escrito a mão.

Para quem realmente ama gastronomia, vivenciar tudo isso é muito gratificante. Por isso quero compartilhar com as pessoas".

Além do trabalho no Instagram, a cozinheira presta consultorias para estabelecimentos, trabalha como personal chef, dá aulas de confeitaria e promete lançar uma linha de produtos em 2022.