Topo

Estrela do YouTube ensina a fazer pavê molhadinho de abacaxi com coco

Pavê de fruta para comer geladinho - Arquivo pessoal
Pavê de fruta para comer geladinho Imagem: Arquivo pessoal

Gabrielli Menezes

De Nossa

24/03/2021 04h00

Tatá Pereira

Tatá Pereira

QUEM É

Dona de casa e mãe de duas meninas, ela começou a compartilhar testes de receitas que fazia em casa no YouTube em 2014. Hoje, o canal é o segundo maior de culinária: tem quase 7 milhões de inscritos e 1300 receitas publicadas.

Um creme encorpado e cremoso entre camadas de bolacha maisena ou champanhe, se possível, servido geladinho. É assim um pavê ideal para Tatá Pereira, cozinheira que pode ser considerada expert no doce.

Das cerca de 1300 receitas fáceis publicadas em seu canal do YouTube desde 2014, mais de 50 são de pavê. Uma delas, de abacaxi com coco, foi compartilhada com Nossa.

A sobremesa intercala na travessa quatro diferentes camadas: abacaxi cozido com açúcar, creme à base de leite condensado misturado a coco ralado, bolacha champanhe e — ufa! — bolo de coco.

Pavê de abacaxi - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Pavê: camadas de abacaxi, bolo de coco, bolacha e creme
Imagem: Arquivo pessoal

O segredo está em tornar úmidas as camadas secas, de bolacha e de bolo. Para isso, o biscoito champanhe é banhado em leite antes de entrar no doce. Se preferir, substitua a bolacha açucarada pela de maisena.

Já o bolo de coco, que pode ser comprado pronto para economizar tempo e trabalho, ganha textura mais agradável ao servir de cama para os cubos de abacaxi. Nesse processo, despeje sem medo a calda que ficou no fundinho da panela após a fruta cozinhar com açúcar.

Confira o passo a passo completo clicando na imagem abaixo:

Pavê de coco com abacaxi

Dificuldade Fácil
1 porções
Ver receita completa

"O pavê sempre esteve presente em festinhas da minha família ou em momentos que dá vontade de comer um doce gostoso. Eu particularmente amo e por isso tenho diversas receitas no canal.

Acho que meu público é todo meio formiguinha assim como eu sou".

Entre receitas triviais, um fenômeno na internet

Tatá mora em Sorocaba, no interior de São Paulo, com as duas filhas e o marido, Joaquim. Foi por conta da família que começou a pilotar o fogão. A habilidade que pode ser conferida nos vídeos de hoje foi construída aos poucos:

"Como a minha mãe sempre gostou de cozinhar, eu acabei não indo para a cozinha quando solteira. No começo do casamento, às vezes queimava o arroz, o bife ficava meio durinho... Buscando melhorar a cada dia, descobri a paixão pela gastronomia".

Segundo ela, a cozinha passou a ser um momento de terapia, que a inspira e ajuda a organizar os pensamentos. "Como resultado, preparos pratos que todos aqui em casa amam".

A criação do canal aconteceu em 2014, quando a dona de casa tomou coragem para mostrar o seu novo talento e retomar um sonho de infância: ser professora.

Quis fazer algo para ensinar especialmente as mulheres que poderiam ter a mesma dificuldade que eu tive no começo do casamento".

O desejo foi realizado: com 7 anos de canal e mais de 1300 receitas publicadas, ela construiu uma comunidade significativa formada por 7 milhões de inscritos. Trata-se do segundo maior canal de gastronomia do YouTube.

A relação com o público, segundo ela, é a mais "intimista e sincera possível". Para criar essa conexão, a cozinheira costuma ouvir palpites de novos conteúdos, mostrar a sua vida nos "bastidores" e esclarecer de prontidão pontos pessoais ou profissionais questionados pelos espectadores.

A empreitada na internet trouxe um crescimento profissional e pessoal, além de uma chance de vida nova:

"Na infância e na adolescência eu não tinha acesso aos alimentos que tenho hoje. Somos de uma família humilde e comprávamos sempre o essencial e o que estivesse mais em conta. Depois de muito trabalho, hoje eu e minha família conseguimos variar marcas, qualidades e tipos de alimentos, o que nos proporciona novas experiências".

Assista ao vídeo da receita: