PUBLICIDADE
Topo

Bolo de chocolate "surpresa" leva peras inteiras na massa e ganache no topo

Nada de bolo de chocolate comum: este leva peras inteiras e ganache - Rodrigo Marques
Nada de bolo de chocolate comum: este leva peras inteiras e ganache Imagem: Rodrigo Marques

Gabrielli Menezes

De Nossa

05/05/2021 04h00

Rodrigo Marques

Rodrigo Marques

QUEM É

Ele trocou a Engenharia Química na USP pelo curso de gastronomia e encostou no fogão com conceitos teóricos aprofundados. A precisão dos doces atraiu a sua atenção e seu talento, que pode ser visto no Instagram.

Todo mundo tem seu doce favorito. É aquele que o passo a passo está quase decorado e a memória faz a gente desejar um pedaço. Mas já pensou em dar uma incrementada para deixar essa sobremesa mais interessante?

Pode ser coisa pequena: um toque alcoólico, uma pitada de alguma especiaria ou a adição de uma fruta. Foi pensando assim que o chef Rodrigo Marques levou três peras inteiras para o bolo de chocolate e transformou uma pedida simples numa criação divertida e saborosa.

Na receita cedida a Nossa pelo confeiteiro, a fruta precisa estar madura e sem casca. As três unidades são mergulhadas na massa direto na assadeira, antes da sobremesa ir ao forno.

Bolo de pera - Eu Mereço - Rodrigo Marques - Rodrigo Marques
Três peras mergulhadas na massa: textura se transforma no calor do forno
Imagem: Rodrigo Marques

Com a exposição ao calor por 50 minutos, as peras mudam de textura:

Ficam muito macias, derretendo".

Confira a receita completa clicando no link abaixo:

Bolo de chocolate com pera

Dificuldade Fácil
1 porções
60 min
Ver receita completa

O contraste fica por conta da massa, densa e untuosa. "A pera equilibra a intensidade do chocolate com dulçor e sabor floral".

O bolo ainda recebe no topo ganache de chocolate meio amargo. Mesmo com a cobertura, os cabinhos da pera ficam levemente para fora e deixam os convidados curiosos pela "surpresa", anunciada discretamente.

A engenharia dos doces

Bolo de pera - Eu Mereço - Rodrigo Marques - Rodrigo Marques
Fatias combinam massa e fruta
Imagem: Rodrigo Marques

A avó portuguesa que adorava cozinhar e comer despertou o interesse de Rodrigo pela cozinha, como pede o clichê. A decisão por trabalhar em frente ao fogão, no entanto, surgiu num ambiente bem particular: a Poli-USP.

Ele cursava o segundo ano de engenharia química quando se viu desmotivado. "Não me identifiquei. Isso me trouxe bastante frustração".

Os amigos de faculdade o encorajaram a praticar seu hobby e compravam os doces que ele levava. "Quando percebi, tinha prova no dia seguinte e estava fazendo testes de receita às 3 horas da manhã. Algo não estava fazendo sentido".

Foi quando tomou a decisão: trancou a faculdade e, no mesmo mês, mudou para gastronomia na Anhembi Morumbi.

A engenharia química e a gastronomia têm uma intersecção muito grande. Meu interesse pela confeitaria está na precisão".

O conhecimento teórico sobre como o controle de temperatura e de tempo guiam uma preparação deu ao rapaz certa vantagem. Ele se destacou na faculdade, numa premiação internacional e na equipe do chef Rodrigo Oliveira, com quem trabalhou no extinto Esquina Mocotó, na Vila Medeiros.

Bolo de pera - Eu Mereço - Rodrigo Marques - Rodrigo Marques
"Surpresa": só os cabinhos da pera ficam de fora
Imagem: Rodrigo Marques
Bolo de pera - Eu Mereço - Rodrigo Marques - Rodrigo Marques
Fruta e chocolate criam equilibrio de sabor
Imagem: Rodrigo Marques

No Isla Café, restaurante que funcionava Pinheiros, ele teve contato com a doçaria que ele acredita hoje. "Meu norte é levar a confeitaria clássica para um universo de experimentação".

Rodrigo, que atualmente trabalha numa agência de conteúdo para marcas de gastronomia, tomou a coragem de compartilhar o seu trabalho no Instagram no início desse ano.

"A Elisa Fernandes [campeã do primeiro MasterChef] me incentivou muito. Gosto de pensar que é uma forma de abrir diálogo sobre comida que muitas vezes não temos oportunidade".

Bolo de pera - Eu Mereço - Rodrigo Marques - Rodrigo Marques
Massa densa segura a pera
Imagem: Rodrigo Marques