Topo

Israel anuncia reabertura de fronteiras para turistas em 22 de dezembro

Jerusalém (foto), uma cidade cheia de significado para a fé de judeus, cristãos e muçulmanos, deve voltar a receber peregrinos com a reabertura - Mostafa Alkharouf/Anadolu Agency via Getty Images
Jerusalém (foto), uma cidade cheia de significado para a fé de judeus, cristãos e muçulmanos, deve voltar a receber peregrinos com a reabertura Imagem: Mostafa Alkharouf/Anadolu Agency via Getty Images

De Nossa

11/12/2021 08h59

Israel anunciou nesta sexta (10) que deve reabrir suas fronteiras para turistas em 22 de dezembro, após quase um mês de fechamento total com o intuito de conter o avanço da variante ômicron do coronavírus.

Após a reabertura, viajantes de todos os países — exceto aqueles que atualmente constam na lista vermelha — poderão visitar o território israelense. As nações vetadas são todas aquelas no continente africano, com exceção de Marrocos e Egito.

Para viajar, será exigido de cada um dos passageiros o formulário de entrada no país, preenchido até 48 horas antes do embarque. Nele deverá constar um certificado digital de recuperação da covid-19 ou de vacinação contra a doença aprovado por autoridades de cada país de origem.

Desta documentação dependerá o "passe verde", a autorização para embarcar, que deverá ser impressa e apresentada no aeroporto ao realizar o check-in.

Além disso, será exigido o resultado negativo de um PCR realizado até 72 horas antes da viagem para quem planeja permanecer no país por mais de três dias inteiros.

É possível substituir este exame por um resultado negativo de teste de antígeno feito em laboratório reconhecido até 24 horas antes do embarque ou ainda por um resultado positivo no PCR realizado entre três meses e 11 dias antes do voo, que serve para indicar que o viajante teve a covid-19 e se recuperou da infecção.

Viajantes que apresentarem, além do teste positivo, um certificado de recuperação digital verificável pelo Ministério da Saúde israelense podem entrar no país com apenas uma dose de vacina.

No entanto, a regra geral para viajantes estabelecida pelo país é exigir, por fim, o certificado de imunização completa (com duas ou três doses das vacinas Pfizer, AstraZeneca, CoronaVac, Sinopharm ou Moderna) ou dose única da vacina da Janssen.

São considerados imunizados em Israel quem tomou sua segunda, terceira ou dose única há pelo menos 14 dias ao entrar e não mais do que há 180 dias ao deixar o país. Ainda é necessário preencher uma declaração de saída para retornar ao Brasil.

As autoridades israelenses alertaram ainda que a data de reabertura poderá sofrer alterações, de acordo com a evolução da pandemia.