PUBLICIDADE
Topo

Tão fácil quanto miojo: "macarrão da preguiça" fica pronto em 15 minutos

Como fazer macarrão com atum saboroso e rápido - Marina Monaco
Como fazer macarrão com atum saboroso e rápido
Imagem: Marina Monaco

Gabrielli Menezes

De Nossa

22/09/2021 04h00

Marina Monaco

Marina Monaco

QUEM É

A paulistana trocou o audiovisual pela gastronomia após a cirurgia bariátrica, feita em 2016, que transformou seus hábitos. Depois de perder o trabalho na área pelo covid, passou a publicar receitinhas descomplicadas no Instagram.

Preguiça de fazer comida? É nesse momento que vem a vontade de chutar o pau da barraca e apelar para qualquer prato pronto e industrializado, tipo miojo.

A cozinheira Marina Monaco, que conhece bem a causa e assume que só comia fast-food, mostra como dá para fazer um macarrão com jeitinho de caseiro com rapidez e praticidade.

A ideia é colocar a massa de sua preferência para cozinhar e, enquanto isso, picar ervas frescas e tirar as raspas de um limão. Entre siciliano e taiti, escolha o que tem na geladeira.

Macarrão pá-pum e cheio de frescor - Marina Monaco - Marina Monaco
Macarrão pá-pum e cheio de frescor
Imagem: Marina Monaco

Numa frigideira, atum em lata é levemente frito com azeite e logo recebe o suco do limão e a massa, junto com um pouquinho da água do cozimento.

Ao terminar de cozinhar a massa na frigideira, o amido presente no macarrão e na água se misturam com o azeite e forma o molho do prato".

Quando atingir o ponto, é só adicionar as ervas, acertar o sal e, se gostar, colocar pimenta calabresa. Pronto: uma refeição fresca e saborosa em até 15 minutos.

Confira a receita na íntegra clicando na imagem abaixo:

Macarrão da preguiça

Dificuldade Fácil
1 porções
15 min
Ver receita completa

Como gostar de cozinhar e comer

Diferentemente de muitos chefs que cultivam uma relação romântica e familiar com a alimentação desde cedo, Marina aprendeu a cozinhar aos 25 anos. Junto disso veio o interesse em variar o cardápio e a certeza de que, sim, é possível educar o paladar mesmo adulta.

Macarrão da preguiça - Marina Monaco - Marina Monaco
Receita fica pronta em 15 minutos
Imagem: Marina Monaco

A pedido de Nossa, ela dá três dicas para quem está a fim de se abrir para novos sabores:

  • Não se forçar a comer aquilo que definitivamente não gosta. Comer não tem que ser um ato de culpa, e sim de prazer;
  • Ao mesmo tempo, lembrar que o ingrediente pode ser feito de várias formas e que isso impacta diretamente no sabor. "Talvez você não goste de abobrinha grelhada, mas goste dela recheada";
  • Evitar cair na rotina de comer todo dia a mesma coisa. É possível almoçar sempre carne e legumes, por exemplo, e inovar nos temperos, nos molhos, na forma de cocção...

Sucesso na internet

Marina Monaco - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Imagem: Arquivo pessoal

A paulistana de 31 anos trabalhou com produção audiovisual até descobrir que o seu interesse por gastronomia ia além do fast-food. Tudo aconteceu em 2016, quando passou por uma cirurgia bariátrica e teve que mudar os hábitos alimentares.

A minha relação se transformou. Comecei a experimentar coisas novas. Gostei tanto que fui fazer gastronomia. Agora, como de tudo".

O novo rumo de carreira e de vida provocou uma reviravolta também na mãe e no irmão. "Todos comiam mal. Hoje em dia, eu que cozinho diariamente".

Marina Monaco - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Imagem: Arquivo pessoal

Desde o início da pandemia, quando perdeu o emprego em restaurante em decorrência da covid-19, Marina tem publicado as receitinhas que faz para a família no Instagram.

São preparos fáceis, que começam no frango grelhado ao molho de mostarda e mel, perfeito para o dia a dia, e vão até o arroz de polvo, pensado para um momento especial.

"Após a cirurgia, fiquei intolerante a comidas ultraprocessadas e peguei gosto por cozinhar do zero. Antes de entrar faculdade, assisti a muitos vídeos no YouTube. E hoje me vejo fazendo isso para as pessoas".

O trabalho de mais de um ano, feito com frequência e dedicação, somou 44 mil seguidores.

Acredito piamente que qualquer um é capaz de cozinhar".

Assista ao passo a passo em vídeo: