Topo

Curry de camarão com macarrão de arroz promete explosão de sabor; aprenda

Camarão em dois tamanhos e ervas frescas são o diferencial da receita - Aline Sene
Camarão em dois tamanhos e ervas frescas são o diferencial da receita
Imagem: Aline Sene

Gabrielli Menezes

De Nossa

14/10/2020 04h00

Vivian França

Vivian França

QUEM É

Mais conhecida como Francinha, ela tem vida dupla: é sócia de uma empresa de educação corporativa e criadora do "Francinha Cooks", blog de receitas que oferece consultoria de planejamento alimentar e aulas de culinária.

Cheio de personalidade, o curry não passa despercebido. Quem prova se lembra do gosto intenso e picante, ao mesmo tempo em que não se esquece da sensação de conforto que cada garfada é capaz de provocar.

Fã dessa complexidade, Vivian França desenvolveu um prato de alma tailandesa que tem o mix de temperos como estrela. Trata-se de um curry de camarão com noodles de arroz.

Segundo ela, a receita, que pode ser conferida abaixo com exclusividade a Nossa, é um "potinho de prazer": leva dois tamanhos do crustáceo e é finalizada com coentro e manjericão, duas ervas que dão frescor ao prato.

Curry de camarão thai com noodles de arroz

Dificuldade Médio
3 porções
45 min
Ver receita completa

Além de ser um belo prato principal, transforma-se em charmosas entradinhas servidas em tigelas num encontro entre amigos ou família. Tem alguém vegetariano? Sem problemas! Reserve um pouquinho do molho e coloque o cogumelo de sua preferência no lugar do crustáceo, que também fica bom se substituído por lula.

Curry - Aline Sene - Aline Sene
Comida que conforta e é versátil: pode ser comida quente ou fria
Imagem: Aline Sene

Quem é do tipo que gosta de se planejar, como a Vivian, e costuma fazer comidas possíveis de se aproveitar em outros dias tem um motivo extra para colocar a mão na massa já que o curry pode ser servido frio. Ou seja, se render mais uma refeição, não vai ser preciso nem ligar o fogão.

Multifunção

Curry de camarão - Aline Sene - Aline Sene
Sabores complexos: gosto cultivado pelo avô
Imagem: Aline Sene

Formada em publicidade, Vivian, mais conhecida como Francinha por seus amigos íntimos e seguidores, trabalhou anos com design e é sócia de uma empresa de educação corporativa.

Apesar dos percursos profissionais bem longe da cozinha, sempre esteve conectada com comida. Os sabores acabaram sendo, para ela, uma forma de marcar a memória. "Eu conto as histórias da minha vida pelas coisas que comi", diz, e completa:

A formação do meu paladar tem muito a ver com meu avô. Ele era português e me trazia para experimentar coisas esquisitas para criança, como mostarda, pepperoni e conservas".

O blog "Francinha Cooks" surgiu em 2013, quando sentiu necessidade de publicar o passo a passo das receitas que fazia para receber amigos. "Cheguei a pensar em fazer um caderno. Não fazia a menor ideia do que estava fazendo", lembra-se.

O impulso a fez ir estudar e se dedicar de fato aquilo que antes parecia natural. "Comprei livros para aprender o que era um risoto, um molho, quais eram as técnicas...".

Curry de camarão - Aline Sene - Aline Sene
Receita postada no blog, criado para compartilhar conhecimento com os amigos próximos
Imagem: Aline Sene

Foi há dois anos que o projeto tomou um rumo profissional. "Fiz um curso para aprender a empreender na gastronomia e fiz uma formação em culinária no Senac".

Ela começou, então, a dar aulas particular na casa de interessados (atualmente suspensas pela pandemia) e a ajudar as pessoas a se organizarem em casa com a comida, numa espécie de consultoria:

A minha parada é desvendar e facilitar a vida dos outros na cozinha, tanto nas aulas quanto no blog e no Instagram. Eu gosto de contar as histórias por trás das técnicas. Quando a pessoa entende a base, ela cria liberdade para fazer o que quiser".