PUBLICIDADE
Topo

Quer inovar no nhoque? Aprenda receita com molho de camarão e leite de coco

De Nossa

05/06/2021 04h00

Um prato autoral faz muita gente subir o Morro da Providência, no Rio, há anos. Trata-se do nhoque ao molho de camarões com leite de coco do Bar da Dona Jura.

Criada pela própria Dona Jura, unindo aprendizados adquiridos no Rio de Janeiro com a sua origem pernambucana, a pedida estrelou o quadro Brasil Cozinha Comigo na estreia da segunda temporada do programa Brasil com Zeca, de Nossa.

"Aprendi a massa com a minha ex-patroa , quando tinha 13 anos. O molho fui eu que inventei. No Nordeste se come muito leite de coco", contou a chef a Zeca Camargo.

Nhoque diferentão ganhou prêmio em festival - UOL/Nossa - UOL/Nossa
Nhoque diferentão ganhou prêmio em festival
Imagem: UOL/Nossa

No programa, a dupla faz o passo a passo da receita em conjunto, mas à distância. Primeiro, cozinham-se as batatas e prepara-se a massa que, depois de cozida, precisa ser regada com azeite para não grudar.

O molho, bem aromático, é feito diretamente na frigideira com leite de coco, tomate, alho, cebola, pimentão e, claro, camarão. Coentro é responsável por dar frescor.

Confira o preparo completo clicando na imagem abaixo:

Nhoque com molho de camarão e leite de coco da Dona Jura

Dificuldade Fácil
90 min
Ver receita completa

Uma garfada na história

Juraci Vilela Gomes nasceu em Recife em 1955 e, com apenas 3 anos, foi morar na Providência. Cresceu observando a mãe na cozinha enquanto brincava nas vielas do bairro. Para tirar um trocado, trabalhava como costureira e boleira.

Jura: pernambucana com alma carioca criou prato famoso - Reprodução - Reprodução
Jura: pernambucana com alma carioca criou prato famoso
Imagem: Reprodução

O bar começou de forma completamente informal, recebendo para o almoço pessoas que trabalhavam com obras no morro e vendendo refeições aos vizinhos.

Em 2012, inaugurou um espaço no andar de cima para acomodar melhor os clientes. Chamado de Laje da Jura, o lugar foi visitado por artistas, que comiam bem e ainda apreciavam a vista da Baía da Guanabara.

Nhoque da Jura - Zeca - UOL/Nossa - UOL/Nossa
Nhoque com massa de batata rosa
Imagem: UOL/Nossa
Nhoque da Jura - Zeca - UOL/Nossa - UOL/Nossa
Molho é de camarão e leite de coco
Imagem: UOL/Nossa

Durante dois anos, ganhou a atenção do público, participou de festivais e ganhou prêmios. O nhoque foi considerado o melhor prato do Festival Gastronômico Sabores do Prato.

Em 2014, a pernambucana mudou o point para a Ladeira do Barroso, 194. O lugar fica próximo à estação do teleférico da Providência, onde rolam rodas de samba aos domingos.

Além do nhoque, fazem sucesso a feijoada, o filé de peixe ao camarão, a panqueca e a dobradinha. O segredo, ela garante, é o amor:

Cliente famoso ou não, o tratamento aqui é igual".

Anota aí!

Nhoque da Jura - Zeca - UOL/Nossa - UOL/Nossa
2ª temporada do Brasil com Zeca: nhoque estrela primeiro episódio
Imagem: UOL/Nossa

Brasil com Zeca toda sexta-feira, às 19 horas, no Canal UOL e no YouTube de Nossa, onde você também pode maratonar todos os episódios. Também confira conteúdos extra nas redes sociais de Nossa: Instagram, Twitter, e Facebook.