Topo

Bichos

Tudo o que você precisa saber para cuidar do seu pet

Coelho de verdade não é só presente para a Páscoa e exige cuidados

Coelho não é brinquedo e exige cuidados especiais de animais silvestres - Emma Loades / EyeEm/Getty Images
Coelho não é brinquedo e exige cuidados especiais de animais silvestres Imagem: Emma Loades / EyeEm/Getty Images

De Nossa

01/04/2021 14h17

Na Páscoa, coelho só é brinquedo se feito de papel, de plástico ou de chocolate. Adotar o animal de verdade de forma impulsiva para presentear as crianças na data pode fazer mal para o bichinho. Afinal, ele vive mais de dez anos quando bem cuidado.

Jade Petronilho, da Petlove, explica que muitos animais acabam sendo abandonados e até sofrem maus tratos pelas famílias não terem conhecimento sobre as espécies.

"Ter um animal precisa ser algo bem pensado e planejado por toda a família. Precisamos entender a espécie, suas necessidades, gastos ao longo da vida e levar em conta que seremos responsáveis por outro ser vivo por anos", reforça a especialista, que acredita que a convivência é mais indicada para crianças mais velhas e conscientes, já que os coelhinhos se estressam com facilidade.

Pensando nisso, outra loja de artigos para pets, a Cobasi, suspendeu a venda do animal no período de Páscoa pelo quarto ano seguido para desistimular a prática. No lugar dos coelhos, os clientes encontram no espaço um informativo explicando que coelho não é brinquedo.

Confira alguns cuidados essenciais

Coelho - Getty Images - Getty Images
Coelho não vive só de cenoura e alface pode fazer mal
Imagem: Getty Images

Não é só de cenoura e alface que vivem os coelhos fora de filmes e desenhos. A alimentação precisa ser equilibrada e indicada por um médico veterinário especialista em animais silvestres.

Também não caia na ideia de desenhos de segurar o coelho pelas orelhas. Apoie as patas de trás em um dos braços e segure seu corpinho com o outro braço.

Lembre-se que o animal gosta de ficar em contato com o jardim e com a família. É importante encontrar um local de descanso apropriado para o pet e não deixá-lo o tempo inteiro na gaiola.

Além disso, embora coelhos não sejam roedores, seus dentes crescem durante toda a vida. Por isso, eles precisam consumir alimentos e fazer atividades específicas para ajudar nesse desgaste. Consultas periódicas com o especialista são fundamental para a saúde e bem-estar desses animais.