Topo

Selva urbana dá vida nova ao apartamento da estilista Isabela Capeto

Apartamento de Isabela Capeto com vista para o Pão-de-Açúcar, no Rio de Janeiro, valoriza as plantas como decoração dos cômodos - Juliano Colodeti/MCA Estúdio (@mca_estudio)
Apartamento de Isabela Capeto com vista para o Pão-de-Açúcar, no Rio de Janeiro, valoriza as plantas como decoração dos cômodos
Imagem: Juliano Colodeti/MCA Estúdio (@mca_estudio)

Carol Scolforo

Colaboração para Nossa

11/03/2021 04h00

Pais de planta, urban junglers, pintores de parede e estampadores entusiasmados se multiplicaram à máxima potência no último ano — Nossa testemunhou tudo e aplaude de pé as transformações. No apartamento da estilista Isabela Capeto, famosa por seu trabalho com estampas que é uma verdadeira festa para os olhos, aconteceu um movimento assim.

Tudo começou quando a natureza invadiu os ambientes para a gravação de sua coleção Brotar, na abertura da SPFW, em novembro passado. Tia da estilista, a paisagista Anna Luiza Rothier foi convidada por ela para criar um cenário vivo, repleto de plantas.

A paisagista Anna Luiza Rothier e a sobrinha estilista Francisca Capeto posam diante de antúrios e uma comigo-ninguém-pode gigante - Juliano Colodeti/MCA Estúdio (@mca_estudio) - Juliano Colodeti/MCA Estúdio (@mca_estudio)
A paisagista Anna Luiza Rothier e a sobrinha estilista Francisca Capeto posam diante de antúrios e uma comigo-ninguém-pode gigante
Imagem: Juliano Colodeti/MCA Estúdio (@mca_estudio)

"Isabela já tinha muitas plantas em casa, mas não era nada exagerado como acabou ficando, já que a minha interferência tinha fins cenográficos", explica Anna. O resultado foi tão envolvente que a moradora resolveu adotar as espécies para sempre. "Depois da gravação, ela me ligou toda empolgada avisando que queria manter aquele clima de urban jungle".

O décor lúdico, cheio de cores e atrevimentos do apê ganhou ainda mais vibração. O décor assinado pelo escritório Ouriço Arquitetura em 2016, quando a estilista chegou ali com a filha Francisca, avivou suas cores. Repare nos batentes que marcam a transição de ambientes, pintados de turquesa, e no piso de parquet, outro destaque especial do apartamento: seus tons se conectam ao verde das plantas.

O segredo: plantas de sombra

Nos dias seguintes ao desfile, Anna Luiza fez um projeto de adequação de cada espécie a cada espaço, pensando na luz recebida e privilegiando espécies que sobrevivem bem à sombra. Plantas que precisavam de mais luz natural foram concentradas na varanda da sala e do quarto e as de luz indireta foram redistribuídas.

Anote as espécies

Sala de estar com lírios da paz, dracenas e marantas no apartamento de Isabela Capeto - Juliano Colodeti/MCA Estúdio (@mca_estudio) - Juliano Colodeti/MCA Estúdio (@mca_estudio)
Sala de estar com lírios da paz, dracenas e marantas no apartamento de Isabela Capeto
Imagem: Juliano Colodeti/MCA Estúdio (@mca_estudio)

Na varanda coberta, concentram-se agora Asparagus, Syngonium, Ficus, Leea e Spathiphyllum (Lírio-da-paz) distribuídas no alto de todo janelão. Uma bela moldura para avistar o Pão-de-Açúçar.

É um quadro vivo de grande impacto visual, que arranca suspiros de qualquer um. As plantas que inseri no espaço se confundem com as copas das árvores do Parque do Flamengo"

Entrada da biblioteca com Pleomelles, Neomaricas, Syngoniuns e Filodendros no piso - Juliano Colodeti/MCA Estúdio (@mca_estudio) - Juliano Colodeti/MCA Estúdio (@mca_estudio)
Entrada da biblioteca com Pleomelles, Neomaricas, Syngoniuns e Filodendros no piso
Imagem: Juliano Colodeti/MCA Estúdio (@mca_estudio)
Biblioteca com Syngoniuns e Filodendros no alto e Lírios da paz no piso - Juliano Colodeti/MCA Estúdio (@mca_estudio) - Juliano Colodeti/MCA Estúdio (@mca_estudio)
Biblioteca com Syngoniuns e Filodendros no alto e Lírios da paz no piso
Imagem: Juliano Colodeti/MCA Estúdio (@mca_estudio)

Já na biblioteca do apartamento, Syngoniuns e Filodendros, posicionados na prateleira superior formam uma cascata verde que tende a se avolumar com o tempo.

Na cozinha aberta para a sala, Samambaias, Dracenas, Syngoniuns e Jiboias também ocupam o alto dos armários. Veja ainda o quarto da estilista, com uma varanda tomada por Vriesias, Neomaricas, Pleomelles e Dracenas.

Varanda do quarto da estilista com Vriesias, Neomaricas, Pleomelles e Dracenas - Juliano Colodeti/MCA Estúdio (@mca_estudio) - Juliano Colodeti/MCA Estúdio (@mca_estudio)
Varanda do quarto da estilista com Vriesias, Neomaricas, Pleomelles e Dracenas
Imagem: Juliano Colodeti/MCA Estúdio (@mca_estudio)

E tem mais...

Lavabo com dracenas em vasos de bambu sobre o piso - Juliano Colodeti/MCA Estúdio (@mca_estudio) - Juliano Colodeti/MCA Estúdio (@mca_estudio)
Lavabo com dracenas em vasos de bambu sobre o piso
Imagem: Juliano Colodeti/MCA Estúdio (@mca_estudio)
Banheiro com arranjos simples e delicados criados por Anna Luiza Rothier - Juliano Colodeti/MCA Estúdio (@mca_estudio) - Juliano Colodeti/MCA Estúdio (@mca_estudio)
Banheiro com arranjos simples e delicados criados por Anna Luiza Rothier
Imagem: Juliano Colodeti/MCA Estúdio (@mca_estudio)

Para um bom urban jungler, nenhum ambiente escapa do verde. "No lavabo, as paredes revestidas com tecido estampado de Costela-de-Adão já lembram uma selva urbana. Mesmo assim, não resisti e salpiquei Dracenas em vasos de bambu", brinca a paisagista.