Topo

Apartamento de 33 m² tem clima de casa e macetes para espaços compactos

Meu apê ? Emerson Florca - Branco Chiacchio
Meu apê ? Emerson Florca
Imagem: Branco Chiacchio

Carol Scolforo

Colaboração para Nossa

18/02/2021 04h00

Apenas 33 m². Ainda assim, uma mansão, aos olhos de Emerson Florca. "Esse sim é um lar", ele começa a contar essa história. O contador vinha de um apartamento um pouco maior, de 47 m², quando decidiu viver com o essencial e seguiu para este, em Pinheiros, São Paulo.

"Decidi ter uma vida minimalista. A energia tinha que fluir e comecei a me desfazer de coisas. Nessa busca quis contar com um profissional de mente aberta a essa realidade e contratei o designer Walter Oliveira", diz.

A troca de ideias deu certo: Walter foi assertivo e inspirou tanto que Emerson se encantou pelo processo da obra. "Minha vida é de contador, levo uma rotina bem racional. Na arquitetura minha criatividade aflorou. Descobri um dom de trabalhar com execução de obras e logo o pedreiro e o marceneiro viraram meus amigos", conta ele, que finalizou a obra em agosto de 2020. Infelizmente, Walter faleceu antes de ver o resultado, mas certamente se orgulharia.

Uma mansão

Emerson na cozinha do apartamento - Branco Chiacchio - Branco Chiacchio
Emerson na cozinha do apartamento
Imagem: Branco Chiacchio

"Meu sonho era viver o minimalismo com sofisticação e peças de designers que admiro. A cereja do bolo foi uma champanheira sobre a adega. Coube tudo o que importa", diz Emerson.

Outro ponto especial é o toalheiro térmico no banheiro e os materiais naturais que revestem o apê, como a madeira de demolição no piso.

Eu me sinto em uma mansão, pois tenho luxos aqui que muita gente não tem."

Da bancada, Emerson faz as reuniões de trabalho on-line, assiste ao por do sol ou cuida da selva que tomou conta do living, outro amor que surgiu na pandemia. "As plantas mudam a energia da casa. Tornaram-se um hobby."

E se essa história te inspirou, saiba que neste momento ele está de ouvidos — ou melhor, inbox — abertos no Instagram @emerson.florca a quem precisar de dicas sobre apês compactos. "Meu apartamento reflete minha energia, mas também funcionalidade, ergonomia e a sensação de lar. Fico feliz quando posso falar sobre ele, que me ensinou tanto."

Dicas do Emerson para ter um apê de muita identidade

Inspire-se em alguns truques usados por Emerson para dar vida à decoração do apartamento - Branco Chiacchio - Branco Chiacchio
Inspire-se em alguns truques usados por Emerson para dar vida à decoração do apartamento
Imagem: Branco Chiacchio
  • Quanto menor o espaço, maior a necessidade de ter ajuda profissional. "A gente economiza muito com um projeto executivo, com móveis planejados. Ambientes pequenos demandam aproveitamento de milímetros".
  • Usar mesmo piso no apartamento todo ajuda a economizar. "Simplificar os materiais é uma ótima dica. Aqui, usei um material caro, a madeira de demolição, mas eram poucos metros. Foi uma escolha."
  • Cama flutuante e sofá flutuante, com iluminação de LED embutida, são um trunfo do apê. "Sem pés, ajudam a dar amplitude visual, o que é muito importante".
  • Champanheira, adega e mesa de jantar em um mesmo lugar, setorizam o espaço de receber e organizam melhor a rotina.
  • Nada de móveis altos na parede. "Tenho apenas uma cristaleira na cozinha. Armários suspensos sufocam o ambiente, pois consomem espaço visual".

@s que me inspiram

@lifebylufe

"Quando comecei a fazer este apartamento, surgiram muitas referências de vídeos. Mas não via nada diferente, tudo mais do mesmo. Comecei a pesquisar casas de arquitetos e foi assim que descobri o Lufe e suas dicas."

@minhasplantas

"Carol Costa me trouxe o despertar da botânica. Não é só sobre paisagismo, realmente criei um vínculo como o de pai de pet. Me sinto abraçado pelas plantas e na última vez contei mais de 70 delas. A mais especial é a jiboia."