Topo

Conheça o Super Tosca, herói que veio salvar você do desperdício de comida

Mais Super Tosca
1 | 24

Ricardo Toscani

Colaboração para o UOL

12/11/2020 04h00

É um pássaro? É um avião? É um hipster no carnaval? Não! É o Super Tosca na sua incansável luta contra o desperdício de alimentos.

Estreia hoje em Nossa um programa que une humor, boas dicas de cozinha e receitas fáceis e rápidas que evitam jogar ingredientes esquecidos na geladeira, utilizando-os na preparação de pratos saborosos.

No primeiro episódio, Super Tosca usa os tomates que estão lá cabisbaixos no esquecimento para preparar uma pizza de frigideira — spoiler: o mesmo molho também irá incrementar panquecas durante a série, que tem novos episódios toda quinta-feira aqui em Nossa e em nosso canal no YouTube.

Como nasceu o Super Tosca?

Numa galáxia não muito distante... Opa, não.

Quem dá vida ao personagem é o fotógrafo e "dono de casa" Ricardo Toscani. Vencedor de um reality culinário, Tosca, como é carinhosamente conhecido, tem desde 2009 o canal no Youtube Culinária Tosca, no qual ensina receitas com boas dose de humor — uma das marcas principais do novo programa de Nossa.

ricardo toscani - Divulgação - Divulgação
Ricardo Toscani é o alter ego do Super Tosca
Imagem: Divulgação

"Eu aprendi muito vendo a minha mãe, meu pai e minha sogra transformando sobras de alimentos em novas refeições. O Super Tosca tem o super poder que essa geração sempre teve na cozinha e que agora eu quero levar para uma nova geração de cozinheiros." diz Tosca.

ricardo toscani - super tosca - Reprodução - Reprodução
Tosca e sua "crocante" pizza de frigideira, destaque do primeiro episódio
Imagem: Reprodução

O programa Super Tosca Contra o Desperdício traz a linguagem dos super-heróis de quadrinhos e desenhos animados dos anos 80 para um programa culinário diferente. Em cada episódio, o personagem tem o desafio de salvar um ingrediente que está estragando. Para isso, deverá usar somente um produto comprado na rua.

"A ideia é inspirar as pessoas a começarem o caminho do reaproveitamento. É ter a ideia de uma receita a partir do alimento que está estragando. É um olhar inteligente para seu ingrediente, evitando que você jogue dinheiro no lixo", diz.